Comunicação Coordenada

22/11/2022 - 13:10 - 14:40
CC12.2 - DIVERSIDADE DISCURSIVA E CONSTRUÇÃO DA REALIDADE EM SAÚDE

44696 - CINE NEGRAS NA RODA ABERTA: VIVENCIANDO A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EM PLATAFORMAS VIRTUAIS
INDIRA RAMOS GOMES - UFBA, ANDREZA MARINHO DOS SANTOS - UFBA, THAÍSE MARA DOS SANTOS RICARDO - UFBA, SILVANA OLIVEIRA DA SILVA - UFBA


Período de Realização
O projeto de extensão “Cine Negras” na versão virtual “Roda Aberta” iniciou em junho de 2021.

Objeto da experiência
Realização do projeto de extensão “Cine Negras” do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero, Raça e Saúde - Negras, na versão virtual “Roda Aberta”.

Objetivos
Apresentar o Cine Negras que, durante a pandemia, se adaptou ao mundo digital, na versão Roda Aberta, sendo online e gratuito. Esse é um projeto de extensão com objetivo de gerar reflexões sobre etnicidades, raça, gênero, interseccionalidade e saúde, mediante a discussão de audiovisuais.

Metodologia
Para o desenvolvimento da atividade, duas plataformas de streaming foram escolhidas para transmissão ao vivo (StreamYard e YouTube). A divulgação para o público ocorreu nas redes sociais. Em formato de roda de conversa, os temas foram discutidos considerando a visualização prévia do vídeo. Para interação da roda, o chat do YouTube foi utilizado. A lista de presença foi disponibilizada em cada sessão, via formulário virtual, para certificação pelo Sistema Ufba (75% de participação).

Resultados
Entre junho e novembro de 2021 ocorreram cinco Rodas Abertas. Os temas abordados foram: Meu negócio sou eu: uma prosa sobre o empreendedorismo enquanto tecnologia (ancestral) africana; Raça, gênero, classe e corporeidade; Erês e afrofuturo: educação em (afro)perspectiva; Mulherismo Africana e saúde do povo preto: Oríentando caminhos”; Amor para (Re)Existências. Este projeto teve o alcance de 1053 visualizações no YouTube e contou com a presença de oito convidadas e cinco “anfitriãs do Negras”.

Análise Crítica
Em meio ao cenário pandêmico e de desmonte do SUS e das Universidades, a inserção e adaptação deste projeto ao formato virtual possibilitou a (re)existência e o cumprimento do papel da universidade, mesmo diante das possíveis falhas tecnológicas que apresentavam-se como circunstâncias desafiadoras à execução da proposta. O ambiente virtual oportuniza maior alcance, redução de custos, proporciona o aprendizado de novas tecnologias e permite o registro da memória das ações do Núcleo.

Conclusões e/ou Recomendações
Diante do estado de Maafa, acentuado no contexto pandêmico, o Negras decidiu seguir contra a maré da desesperança e se organizar para a permanência e ampliação das atividades de extensão. Em sua quinta temporada, o Cine Negras seguiu como um chamado à roda, na urgência de produzir o encantamento de mundos possíveis, para promoção de processos formativos e de engajamento social que mobilizem transformações nas práticas em Saúde Coletiva.