Comunicação Coordenada

22/11/2022 - 13:10 - 14:40
CC12.2 - DIVERSIDADE DISCURSIVA E CONSTRUÇÃO DA REALIDADE EM SAÚDE

44100 - MEDIATHON: UMA APLICAÇÃO INOVADORA NA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA SOBRE SAÚDE
ADALTON DOS ANJOS FONSECA - CIDACS/FIOCRUZ BAHIA, RAÍZA TOURINHO DOS REIS SILVA LIMA - CIDACS/FIOCRUZ BAHIA, MARIA YURY TRAVASSOS ICHIHARA - CIDACS/FIOCRUZ BAHIA, ELZO PEREIRA PINTO JUNIOR - CIDACS/FIOCRUZ BAHIA, MAURICIO LIMA BARRETO - CIDACS/FIOCRUZ BAHIA


Período de Realização
Entre outubro e dezembro 2020

Objeto da experiência
Um mediathon voltado para a produção de reportagens sobre desigualdades sociais no Brasil que explorassem o Índice Brasileiro de Privação (IBP).

Objetivos
O fortalecimento do relacionamento do Cidacs/Fiocruz com a imprensa, a formação de jornalistas para o trabalho com a temática das desigualdades sociais no Brasil, a sensibilização destes profissionais para a produção de reportagens sobre este assunto que explorassem e disseminassem o IBP.

Metodologia
O mediathon do Cidacs durou duas semanas e teve atividades síncronas e assíncronas. Foram reunidos 15 jornalistas de 13 meios jornalísticos nacionais e locais de diversas regiões para assistirem a atividade. Além disso, oito pesquisadores, um especialista em visualização de dados e dois comunicólogos conduziram as atividades. Os jornalistas assistiram a webinários, participaram de oficinas e encontros técnicos e tiveram mais seis dias para produzir reportagens usando os dados do IBP.

Resultados
Seis reportagens foram publicadas: Brasil De Fato, Correio*, Metrópoles, Agência Pública, O Globo, DataLabe. Após as publicações dos participantes e o envio de releases focados em alguns estados sobre o IBP (Amazonas, Bahia, Ceará, Pernambuco, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo), mais de 50 matérias foram contabilizadas sobre o índice. Houve intensa participação e comentários dos jornalistas e ampla divulgação do IBP. A atividade se tornou um caso de sucesso da comunicação no Cidacs.

Análise Crítica
A atividade combinou um viés formativo e de sensibilização dos profissionais para o tema das desigualdades sociais no Brasil. Foi construído um relacionamento aproximado entre jornalistas, pesquisadores e os comunicólogos, com múltiplos contatos para entrevistas que ajudaram na produção das reportagens. A peças publicadas pelos meios apresentaram o IBP, demonstravam as áreas de maior privação e correlacionaram as desigualdades sociais mensuradas pelo índice com temáticas diversas.

Conclusões e/ou Recomendações
A avaliação dos resultados da atividade feita junto a todas as pessoas que participaram indica que o formato tem o potencial de ser replicado para a divulgação científica de outros resultados de pesquisa semelhantes, porém com alguns ajustes. Os jornalistas indicaram que a carga horária poderia ser mais reduzida e os pesquisadores sugeriram um tempo mais alargado para poder atender a imprensa após a parte síncrona.