Comunicação Coordenada

22/11/2022 - 13:10 - 14:40
CC12.2 - DIVERSIDADE DISCURSIVA E CONSTRUÇÃO DA REALIDADE EM SAÚDE

42450 - NARRATIVAS DE MULHERES DIAGNOSTICADAS COM CÂNCER DE MAMA NO INSTAGRAM
MARIA CAMILA GABRIELE MOURA NOGUEIRA - UFC, IDILVA MARIA PIRES GERMANO - UFC


Apresentação/Introdução
Esta pesquisa, precursora quando desenvolvida no Mestrado em Psicologia na Universidade Federal do Ceará, possui caráter exploratório, viés crítico e compreende as experiências de adoecimento como históricas e culturalmente configuradas. Evidenciando, assim, o cenário hodierno, a ubiquidade das novas tecnologias e seus impactos nos relatos de experiências de adoecimento de câncer de mama.

Objetivos
Identificar os elementos que compõem as narrativas de adoecimento de câncer de mama no Instagram, identificando repertórios e discursos recorrentes em postagens – em textos e imagens; discutir criticamente os achados diante da atual conjuntura social.

Metodologia
Pesquisa de natureza qualitativa, exploratória e analítica. Possuiu como fundamentação teórica a Psicologia Social Crítica e sua perspectiva discursiva para a compreensão dos relatos de experiência de adoecimento e, para análise das postagens, Análise Temática de Conteúdo proposta por Bardin. A busca por participantes se deu pela hashtag #CancerDeMama no Instagram. O TCLE foi enviado online. A partir da identificação de pontos de redundância entre as publicações das participantes, criamos duas áreas temáticas de análise, compostos por subcategorias; seguindo-se de análise de publicações dentro das áreas temáticas. O fechamento amostral se deu pelo critério de “information power”.

Resultados
A pesquisa contou com 10 participantes; 4.937 postagens foram visualizadas e 87 analisadas em seus elementos visuais e textuais. Foram identificados diversos padrões narrativos (otimismo, superação pessoal; reprodução do discurso biomédico e do estereótipo de guerreira; efeitos nefastos do tratamento eclipsados; entre outros), divididos em duas áreas temáticas: 1) Trajetória de tratamento: revelando o percurso clínico da paciente, contemplando: revelação do diagnóstico, quimioterapia, radioterapia, mastectomia e remissão da doença; 2) Trajetória do corpo: agrupando publicações sobre transformações corporais e cuidados dedicados à saúde e beleza do corpo.

Conclusões/Considerações
As narrativas de adoecimento de câncer de mama compartilhados no Instagram reproduzem, sem muita reflexividade, discursos e temas caros à sociedade atual: imperativo da felicidade, sucesso pessoal, tendência a se apresentarem como seres estéticos e performáticos, vigilância dos corpos, entre outros. Evidenciando a influência do meio nos relatos das experiências subjetivas, como a de adoecimento.