22/11/2022 - 13:10 - 14:40 CC12.2 - DIVERSIDADE DISCURSIVA E CONSTRUÇÃO DA REALIDADE EM SAÚDE |
40353 - VIDAS NEGRAS IMPORTAM? ANÁLISE DE NOTÍCIAS SOBRE A SAÚDE DA POPULAÇÃO NEGRA (SPN) EM TEMPOS DE PANDEMIA ANA CLÁUDIA BARBOSA - IFRJ, MAYARA STEPHANIE ESTEVAM - IFRJ, DANIELLE DE MELLO FLORENTINO - FMS, NITERÓI, MARIA FERNANDA BARBOSA - INCA, BEATRIZ BRAGA FERREIRA - UFF, ANA CLARA XAVIER - IFRJ
Apresentação/Introdução A pandemia de COVID-19 colocou em evidência populações que já eram negligenciadas em virtude do racismo estrutural e institucional em saúde (SANTOS et al., 2020). Neste contexto, muita informação sobre a SPN se produziu, buscou e consumiu, trazendo a importância de uma curadoria destas informações no âmbito digital, fosse manual ou por inteligência artificial, frente à infodemia que se formou.
Objetivos Descrever frequência e teor de notícias sobre a SPN em veículos de comunicação online, por 25 semanas epidemiológicas (SE) da pandemia covid-19, utilizando-se a ferramenta Google Alerta e observando sua contribuição para o letramento racial em saúde
Metodologia Foi criado um alerta de notícias sobre SPN e covid-19 (ferramenta Google Alerta), de forma a termos um filtro-bolha e sobre a amostragem de notícias com este teor. Foram selecionadas 185 notícias entre os meses de março (10ª SE) e agosto de 2020 (35ª SE). O critério de inclusão foi abordarem as condições de vida e saúde da população negra relacionadas à pandemia. Por curadoria manual foram catalogadas através de um processo de identificação de palavras-chave, tendo como base as palavras do seu título, identificados os veículos de comunicação, região da publicação e fenotipia dos autores, se disponível. Procedeu-se a análise de conteúdo das mesmas, a fim de compreender seu teor e abordagem.
Resultados Observamos que, dentre as 185 notícias analisadas, 94,6% foram publicadas no Brasil. Os meses de maio (60) e junho (65) concentraram mais notícias, o que atribuímos ao Efeito George Floyd, o negro americano morto em 25/05/2020. Entre os sites de notícias, 15 são considerados os mais acessados do país (STATISTA, 2021). Entre os termos mais frequentes, destacamos aqueles que demonstraram a maior desproteção da população negra ao estado pandêmico, presentes nas notícias que ressaltavam esta condição: vulnerabilidade; desigualdade; necropolítica; racismo; mortalidade. E aqueles que nos falam da importância de novas práticas em saúde: quesito raça-cor; acesso; políticas públicas; território.
Conclusões/Considerações A busca por notícias no meio digital é uma realidade, e nos cabe garantir que colabore para um melhor letramento racial em saúde, com conhecimentos que permitam potencializar o autocuidado, compreender a complexidade do processo saúde-adoecimento e melhorar o cuidado, fatores estratégicos no enfrentamento de crises sanitárias como a que vivemos em função da covid-19 e cruciais para populações historicamente negligenciadas, como a negra.
|