Comunicação Coordenada

22/11/2022 - 13:10 - 14:40
CC12.2 - DIVERSIDADE DISCURSIVA E CONSTRUÇÃO DA REALIDADE EM SAÚDE

39527 - PODCAST COISA DE ADOLESCENTE: TECNOLOGIA PARA EDUCAÇÃO EM SAÚDE DE ADOLESCENTES
OLÍVIA PAULINO PINTO - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ, FRANCISCO AYSLAN FERREIRA TORRES - UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI, PALOMA LOIOLA LEITE - UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI, LEONARDA MARQUES PEREIRA - UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI, MARIA VITÓRIA FERREIRA APOLINÁRIO - UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI, MARCOS RYAN LOIOLA LIMA - UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI, LUCAS DIAS SOARES MACHADO - UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI, FRANCISCA JESSIKA NUNES DE MOURA - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ, MANOELISE LINHARES FERREIRA GOMES - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ, MARIA ROCINEIDE FERREIRA DA SILVA - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ


Apresentação/Introdução
O podcast, arquivo de áudio semelhante a um programa de rádio disponibilizado na web, tem contribuído com o processo de aprendizagem e difusão da educação em saúde para adolescentes, principalmente pelo crescente consumo de recursos multimidiáticos e influência de novas tendências de youtubers, gamers e digitais influencers. Consiste, pois, em tecnologia potente para a educação em saúde.

Objetivos
Descrever a construção e validação de um podcast enquanto tecnologia para educação em saúde de adolescentes.

Metodologia
Estudo metodológico, embasado nas perspectivas da Educação Popular de Paulo Freire. Foi realizado entre março de 2020 e dezembro de 2021, junto a adolescentes escolares e discentes de um curso de graduação em Enfermagem de uma universidade pública do centro-sul cearense. Para identificação das temáticas foi realizada revisão integrativa da literatura e aplicação da versão em português da Adolescent Health Promotion Scale junto a 60 adolescentes. A construção do podcast envolveu a aproximação com as temáticas, roteirização e gravação dos episódios, orientados pelos itinerários do Círculo de Cultura. A validação do podcast deu-se por avaliação dos episódios por onze especialistas.

Resultados
Reconheceu-se comportamento para promoção da saúde em frequência mediana nas dimensões nutrição, suporte social, responsabilidade pela saúde, valorização da vida, exercício físico e controle de estresse. A revisão de literatura revelou maior uso de tecnologias como cartilhas, jogos e sites para educação em saúde com adolescentes, sendo o podcast inovador. Foram produzidos onze episódios, contemplando os temas sexo e sexualidade, métodos contraceptivos, HIV/AIDS, outras Infecções Sexualmente Transmissíveis, alimentação saudável, exercício físico, bullying e saúde mental. A tecnologia foi validade por especialistas com média de validade do conteúdo do item de 0,87.

Conclusões/Considerações
A construção e validação do podcast assegurou a participação de adolescentes em todas as suas etapas, permitindo um conteúdo e linguagem mais próximo da realidade do público-alvo. Uso de tecnologias inovadoras para educação em saúde podem instigar a participação e o interesse pelas temáticas. É relevante avaliar os possíveis efeitos do uso dessa tecnologia sobre o conhecimento e comportamentos dos adolescentes ouvintes em estudos futuros.