22/11/2022 - 13:10 - 14:40 CC12.2 - DIVERSIDADE DISCURSIVA E CONSTRUÇÃO DA REALIDADE EM SAÚDE |
39111 - DESINFORMAÇÃO E INFORMAÇÃO FALSA EM SAÚDE: UMA LEITURA ACERCA DOS PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO DE FAKE NEWS CLÁUDIA MALINVERNI - INSTITUTO DE SAÚDE DO ESTADO DE SÃO PAULO, JACQUELINE ISAAC MACHADO BRIGAGÃO - ESCOLA DE ARTES, CIÊNCIAS E HUMANIDADES DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Apresentação/Introdução Narrativas construídas para deliberadamente desinformar, as fake news operam sob fluxo comunicacional típico da era digital: de ida e volta, de um para muitos e para todos, de muitos para muitos e para todos. Nomeada autocomunicação de massa, essa forma inédita de interação social tornou as narrativas falsas um fenômeno complexo que reverbera em todas as dimensões da vida, em particular na saúde.
Objetivos O objetivo deste trabalho foi identificar as principais características utilizadas no processo de produção de fake news no campo da saúde.
Metodologia Orientada pelos estudos críticos do discurso, a pesquisa analisou cinco narrativas sobre saúde que circularam nas mídias sociais, definidas como fake news pelo serviço de checagem E-Farsas. São elas: 1) água tônica combate o coronavírus (vídeo); 2) chá de erva-doce cura a gripe H1N1 (foto de e-mail); 3) máscara pode causar dano cerebral (texto adulterado da revista IstoÉ); 4) menino morre de parada cardíaca após vacina contra a covid (foto-legenda); e 5) USP diz que confinamento tornou as pessoas mais vulneráveis à doença pandêmica (texto adulterado do portal R7). Foram identificadas as redes em que essas fake news circularam: Whatsapp, Facebook, Youtube e site autodenomidado de notícias.
Resultados A análise permitiu a identificação de um modus operandi na produção das fake news, que pode ser sintetizado em seis características principais: o títulochamada sempre apelativos; os argumentos são baseados em pseudociência; uso sistemático de argumento de autoridade (médicos, instituições de saúde, artigos científicos); falsificação de notícias e de manchetes imprecisas veiculadas pela imprensa tradicional; linguagem simples e objetiva; apelo para compartilhamento. Como mecanismo de legitimação e veracidade do fato narrado,quatro apareceram como simulacro do jornalismo, tanto na forma quanto no conteúdo; três características apareceram concomitantemente em três fake news.
Conclusões/Considerações Identificar o processo de construção das fake news nos permite ampliar a compreensão das especificidades desse fenômeno comunicacional, bem como as intencionalidades e os mecanismos de manipulação por traz da mensagem. De um lado, isso pode nos ajudar a entender as razões que levam à crença e ao compartilhamento de narrativas falsas; de outro, a produzir conteúdos de saúde baseados em evidências que esclareçam dúvidas e angústias da população.
|