Sessão Assíncrona


SA10.3 - INTERSETORIALIDADE, POLÍTICAS PÚBLICAS E SISTEMAS DE SAÚDE: INTEGRAÇÃO NA SAÚDE COLETIVA (TODOS OS DIAS)

43098 - ATUAÇÃO DE EDITORES DE CIÊNCIAS SOCIAIS EM REVISTAS DA SAÚDE COLETIVA: A CONFORMAÇÃO DE UM HABITUS CIENTÍFICO
SUELY FERREIRA DESLANDES - FIOCRUZ, IVIA MAKSUD - FIOCRUZ


Apresentação/Introdução
A editoria científica tem relevante papel na distribuição de capitais estratégicos para trajetórias e carreiras acadêmicas. Revistas científicas atuam na confluência entre os campos editorial e científico, preponderando as relações objetivas e intersubjetivas do campo científico. A atuação de editores de área contribui para a maior visibilidade a certos temas, metodologias e teorias.



Objetivos
Compreender a atuação dos editores de Ciências Sociais do campo da Saúde Coletiva e suas concepções acerca do processo de avaliação de artigos, sua relação com os demais agentes da prática editorial e seu papel na conformação de um habitus científico

Metodologia
A análise temática de entrevistas com editores(as)-chefes e editores(as) associados(as) da área de Ciências Sociais e Humanas(CSH) de seis revistas de destaque do campo da Saúde Coletiva(SC). A codificação foi feita pela dinâmica interpares e com apoio do Atlas Ti.

Resultados
Os editores de CSH das revistas de SC conformam-se por um habitus editorial cunhado pela prática empírica, pela formação autodidata, dedicação solidária e voluntária. São desafiados pela interlocução de enorme diversidade temática e teórica dos artigos da área e nem sempre encontram o apoio devido na comunidade de pareceristas. Irão impor barreiras aos artigos considerados de baixa qualidade, definida especialmente pelas lacunas teórico-metodológicas, incoerência epistêmica e falta de originalidade. Têm a clareza da necessidade de rigor para conferir legitimidade à produção do subcampo, mas reconhecem a necessidade de abertura às inovações.



Conclusões/Considerações
O trabalho dos editores para a inculcação dos modos reconhecidos como adequados no manejo de teorias e metodologias das CS tem como principal recurso a ação de recusa dos artigos. Importante seria haver maior articulação com os agentes de formação de pesquisadores do campo para que outros recursos possam ser implementados, problematizando sobre o que importa publicar, para quem e como fazê-lo.