Sessão Assíncrona


SA10.3 - INTERSETORIALIDADE, POLÍTICAS PÚBLICAS E SISTEMAS DE SAÚDE: INTEGRAÇÃO NA SAÚDE COLETIVA (TODOS OS DIAS)

40206 - O NÚCLEO DE GESTÃO URBANA E SAÚDE - NGEUS, ENSP, FIOCRUZ - UMA EXPERIÊNCIA DE INOVAÇÃO NA CAPACITAÇÃO E PESQUISA DA SAÚDE URBANA.
JORGE AZEVEDO DE CASTRO - DSSA,ENSP, FIOCRUZ, MARCELO BESSA DE FREITAS - DSSA,ENSP, FIOCRUZ, MARCELO GUIMARAES ARAÚJO - DSSA,ENSP, FIOCRUZ, MARCOS DENICIO DA SILVA DE SOUZA - DSSA,ENSP, FIOCRUZ, CLEMENTINA DOS SANTOS FELTMANN - DSSA,ENSP, FIOCRUZ, MARIA LÚCIA FREITAS DOS SANTOS - EEAN, UFRJ, VINICIUS SANTOS SOARES - DSSA,ENSP, FIOCRUZ


Período de Realização
18 de março de 2021 a 03 de junho de 2021

Objeto da experiência
Os territórios urbanos de cidades e metrópoles como determinantes e a complexidade da situação de vida e de saúde da população.


Objetivos
Analisar os instrumentos da política urbana nacional e global nas suas relações com a política de saúde, cumprindo o preceito da OMS de implantar a saúde em todas as políticas. Formar trabalhadores da saúde para que possam atuar entre saúde, ambiente e gestão urbana.



Metodologia
O Núcleo nasce sobre o conceito de Promoção da Saúde. Esse conceito abre horizontes para a compreensão dos integrantes iniciais em suas discussões sobre as possibilidades de pontes entre sua formação original e a saúde coletiva. Nessa perspectiva, as áreas de conhecimento relativas a urbanização e a saúde da população urbana, as quais podem ser pesquisadas nos campos componentes da complexidade dos sistemas urbanos em sua interatividade cotidiana e determinação da saúde da população.

Resultados

Em 2017, o CEGEUS credenciou-se na pós-graduação Lato Sensu da ENSP.O currículo foi desenvolvido na abordagem da Aprendizagem Baseada em Problemas. Em 2019, realizamos o Seminário de Gestão Urbana e Saúde, e em 2020, a segunda edição do Curso aconteceu em parceria com Itaboraí e tendo como principal público os servidores dos municípios de Petrópolis. Em 2020, a organização do evento com o tema Determinantes Sociais da Saúde Urbana, inscrito no Circuito Urbano 2020, iniciativa ONU-Habitat.



Análise Crítica
Porque o NGEUS é uma experiência inovadora ? Por que trabalha uma conexão entre saúde e cidades de maneira pouco usual nas instituições de pesquisa em saúde. A promoção e a gestão urbana foram finalmente enfocadas a partir da análise do modelo urbano brasieliro, voltado para o crescimento das periferias. O Plano Diretor surge então no contexto pós constituinte como a solução ao caos urbano. Nos círculos de planejamento urbano os planos continuavam setoriais, mas nunca compreendiam a Saúde.

Conclusões e/ou Recomendações

Como a formulação das políticas de Saúde Pública Urbana e de Planejamento Urbano podem tornar-se, efetivamente, determinantes na promoção e prevenção da saúde nas cidades?De que modo os instrumentos de avaliação de impacto ambiental urbano podem se tornar elementos integrantes, nas políticas, planos e programas de planejamento e desenvolvimento urbano, a fim de promover e prevenir a saúde, reduzindo e minimizando os riscos à saúde da população?