Sessão Assíncrona


SA10.2 - CONDIÇÕES DE VIDA, VULNERABILIDADE E VIOLÊNCIAS: HÁ UM DIÁLOGO ENTRE AS ÁREAS DA SAÚDE COLETIVA? (TODOS OS DIAS)

44836 - EXPOSIÇÃO À TELEVISÃO DURANTE AS REFEIÇÕES E INGESTÃO DIÁRIA DE CALORIAS EM ADOLESCENTES
NADJANE FERREIRA DAMASCENA - UFBA, LUANA DE OLIVEIRA LEITE - UFBA, DOROTHY FERNANDES SANTOS - UFBA, MÔNICA LEILA PORTELA DE SANTANA - UFBA, JACQUELINE COSTA DIAS PITANGUEIRA - UFBA, PRISCILA RIBAS DE FARIAS COSTA - UFBA


Apresentação/Introdução
A adolescência é um período crítico para desenvolvimento do excesso de peso devido às mudanças corporais ocorridas nesse período. Além das mudanças características da fase, o estilo de vida é também fator importante nesse processo. O uso de telas durante as refeições tem sido associado ao estímulo para consumo de alimentos calóricos resultando assim em maior ingestão de calorias ao longo do dia.

Objetivos
Comparar as médias de ingestão diária de calorias em adolescentes segundo exposição à televisão durante as refeições.

Metodologia
Estudo transversal, que faz parte da pesquisa multi-países “School policies and cardiovascular risk: a multi-country study”, realizado com adolescentes de ambos os sexos de 10 a 19 anos de idade da cidade de Salvador, Bahia. Foram avaliadas variáveis demográficas (sexo e idade), nutricionais (ingestão diária de calorias) e de estilo de vida (tempo de exposição à televisão e consumo alimentar durante esse momento). Os dados foram digitados no software EPIDATA e as análises foram realizadas no software Statistical Package for Social Sciences, versão 20. (SPSS). O teste T para amostras independentes foi utilizado, admitindo-se significância estatística quando p<0,05.

Resultados
Dos 404 adolescentes avaliados a maioria era do sexo feminino (64,5%), com idade menor que 14 anos (63,9%), com média diária de exposição à televisão de 176 minutos (DP ± 101) e com ingestão média de calóricas diárias de 2178,9 (DP ± 958) Kcal. Observou-se que 32,7% dos adolescentes tinham o hábito de consumir algum tipo de alimento durante o tempo de exposição à TV. Maiores médias de ingestão calórica foram observadas em adolescentes que consumiam alimentos durante exposição à televisão quando comparados com aqueles que não o faziam (p=0,04). Identificamos também maior média de minutos diários de exposição à televisão dentre aqueles que consumiam alimentos durante esse momento (p=0,02).

Conclusões/Considerações
Identificou-se prevalência expressiva de adolescentes que consumiam alimentos durante o uso da televisão. Maiores médias de ingestão calórica diária e de minutos de exposição à televisão foram observadas nos indivíduos que faziam consumo de alimentos durante o momento de uso da tela.