SA10.2 - CONDIÇÕES DE VIDA, VULNERABILIDADE E VIOLÊNCIAS: HÁ UM DIÁLOGO ENTRE AS ÁREAS DA SAÚDE COLETIVA? (TODOS OS DIAS)
|
44012 - PREFEITURA E VOCÊ - A PROPOSTA DA INTERSETORIALIDADE NA AMPLIAÇÃO DO ACESSO A SAÚDE PARA POPULAÇÃO DANIELLE FERREIRA DE MORAES CARDOSO - PEA, KARINA MAGRINI CARNEIRO MENDES - PEA, GRAZIELLE CRISTINA DOS SANTOS BERTOLINI - PEA, LARISSA SANAE FUNATSU - PEA, PATRÍCIA ALEXANDRA SILVA SILVEIRA - PEA
Período de Realização Início em 02 de abril de 2022 com previsão para dezembro de 2022.
Objeto da experiência Articulação intersetorial que oportuniza ações sociais, de saúde, culturais e de educação à população.
Objetivos Ampliar o acesso a diversos atendimentos das diferentes Secretarias do Poder Executivo e ofertar ações de promoção e prevenção a saúde nos bairros ampliando o vinculo da equipe com a comunidade e a rede intersetorial.
Metodologia O Programa é mensal, em diferentes bairros, oferecendo mais de 30 serviços públicos interligados. Na saúde, oferta-se atividades por stands com objetivo de ampliar acesso para diversos públicos vinculando as equipes a melhoria de comunicação com o território e detecção de vulnerabilidades.
Resultados Nas 3 edições realizadas até o momento passaram mais de 4 mil pessoas. As ações ofertadas foram Arrastão da Dengue, vacinação sendo 324 doses contra Covid-19 e 134 de Influenza, aferição da PA e glicemia capilar de 452 munícipes, 210 avaliações de saúde bucal com distribuição de escovas para o público infantil, realizado a testagem de 94 testes de Covid e 28 coletas de Papanicolau. Na integração com as outras Secretarias se ve a possibilidade da construção de redes para ampliação do cuidado.
Análise Crítica As ações intersetoriais, tem como objetivo extrapolar aquelas implantadas pela política de saúde e incluir todas as outras políticas setoriais, instituições e serviços (educação, assistência social, cultura, esporte e lazer, justiça) que compõem a rede de relações individuais, compreendendo parcerias que possam favorecer a integração de projetos orientados para a promoção da saúde e qualidade de vida ampliando ferramentas diferenciadas para o cuidado.
Conclusões e/ou Recomendações O cuidado em saúde deve basear-se na compreensão do indivíduo como ser social e dos determinantes em saúde, justificando a importância das ações intersetoriais com vistas a promover saúde e qualidade de vida. É necessário o conhecimento dos setores envolvidos, para que se possa compartilhar e multiplicar saberes, como meio de intervenção na realidade social e garantindo a ampliação de outras modalidades de vínculo das equipes ao território.
|