SA10.2 - CONDIÇÕES DE VIDA, VULNERABILIDADE E VIOLÊNCIAS: HÁ UM DIÁLOGO ENTRE AS ÁREAS DA SAÚDE COLETIVA? (TODOS OS DIAS)
|
41284 - INTER-RELAÇÕES ENTRE IDADE, ANSIEDADE, DEPRESSÃO, TRANSTORNO ALIMENTAR E OBESIDADE NA IMAGEM CORPORAL DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS ERYKA JOVANIA PEREIRA - UFVJM, RONILSON FERREIRA FREITAS - UFAM, LIDIANE ANGÉLICA GUIMARÃES ALVES - UFVJM, LUIZA GOBIRA LACERDA - UFVJM, LUZIANE DOS SANTOS ROCHA - UFVJM, VIVIANNE MARGARETH CHAVES PEREIRA REIS - UNIMONTES, ANGELINA DO CARMO LESSA - UFVJM
Apresentação/Introdução A imagem corporal (IC) corresponde à ilustração que o indivíduo constrói sobre o seu corpo, em relação ao tamanho e aparência, e inclui sentimentos positivos ou negativos relacionados com essas características. A IC se relaciona com aspectos como a idade, sintomas psicológicos, transtorno alimentar (TA) e obesidade, sendo que distorções sobre a IC é um comum entre os estudantes universitários.
Objetivos Investigar a associação direta e indireta da idade, ansiedade, depressão, transtorno alimentar e obesidade na percepção com a imagem corporal de estudantes universitários.
Metodologia Trata-se de um estudo transversal com amostra aleatória de 364 estudantes universitários da área da saúde, matriculados em uma Instituição de Ensino Superior privada, no Norte de Minas Gerais, Brasil. Um modelo de equação estrutural foi utilizado para avaliar as inter-relações entre idade, ansiedade, depressão, transtorno alimentar e obesidade na imagem corporal. A variável obesidade foi tratadas como construtos, cujos modelos de mensuração foram desenvolvidos por meio de análise fatorial confirmatória.
Resultados A idade desempenha efeito direto sobre a obesidade (β=0,200) e ansiedade (β= -0,150). A obesidade exerce efeito direto sobre o TA (β=0,200) e IC (β=0,270). E a ansiedade desempenha efeito direto sobre a depressão (β=0,600). A depressão exerce efeito direto sobre o TA (β=0,250) e a IC (β=0,130) e também foi observado efeito direto do TA sobre a IC (β=0,430). A idade exerce efeito indireto sobre o TA e sobre a IC, via obesidade. A obesidade exerce efeito indireto sobre a IC, via TA e a ansiedade exerce efeito indireto sobre a IC, via depressão. Já a depressão exerce efeito indireto sobre a IC, mediado pelo TA. Todos os efeitos observados foram significativos ao nível de p < 0,005.
Conclusões/Considerações A idade, ansiedade, depressão, transtorno alimentar e obesidade possui inter-relações diretas e indiretas com a imagem corporal de estudantes universitários. Assim, a criação de programas e estratégias dentro das instituições de ensino como aconselhamento individual, grupos de apoio e palestras com o objetivo de prevenir e recuperar possíveis transtornos na percepção com a imagem corporal dos estudantes universitários torna-se relevantes.
|