SA10.2 - CONDIÇÕES DE VIDA, VULNERABILIDADE E VIOLÊNCIAS: HÁ UM DIÁLOGO ENTRE AS ÁREAS DA SAÚDE COLETIVA? (TODOS OS DIAS)
|
38462 - EFEITOS DAS DIETAS DA MODA EM JOVENS KARINA PEDROZA DE OLIVEIRA - UNIFOR, JAMILE MONTEIRO SOUSA - UNIFOR, JANINE MIRANDA NOVAIS - UNIFOR, MARIA EDUARDA JUCÁ DA PAZ BARBOSA - UNIFOR, ANA CLÉA VERAS CAMURÇA VIEIRA - UNIFOR, ANTÔNIO AUGUSTO FERREIRA CARIOCA - UNIFOR, LUIZA JANE EYRE DE SOUZA VIEIRA - UNIFOR
Apresentação/Introdução A sociedade vem sinalizando maior envolvimento para alcançar melhorias na qualidade de vida. Entretanto, o imediatismo presente na sociedade contemporânea com ênfase nos aspectos relacionados à estética, as pessoas vêm optando por seguir dietas restritivas. As dietas restritivas ou dietas da moda, estão em evidência nas últimas décadas em virtude de celebridades e influencers nas redes sociais.
Objetivos Analisar os efeitos sobre o comportamento alimentar e presença de sintomas no seguimento de dietas da moda por jovens, identificando quais os tipos de dietas são divulgados com mais frequência.
Metodologia Trata-se de uma revisão de literatura, com busca nas bases de dados SciELO e LILACS, no decorrer do mês de setembro de 2020. Os artigos foram coletados nas bases de dados SciELO e LILACS, durante o mês de agosto e setembro de 2020. Os descritores utilizados e as combinações foram: dietas AND jovens adultos, transtornos alimentares AND jovens adultos, jovens adultos AND perda de peso, dietas da moda AND jovens. Foram incluídos artigos que descrevem, citam e associam a dietas da moda correlacionadas com comportamento alimentar e sintomas em jovens, sendo publicados nos idiomas inglês, português e/ou espanhol, dos últimos cinco anos.
Resultados Foram encontrados 35 artigos, após leitura guiada pelos critérios de inclusão, foram analisados dez artigos científicos. Destacaram-se estudos transversais, descritivos e observacionais no item método; amostra variou de 40 a 853 jovens, totalizando 2.708, com idades variando de 12 a 35 anos e prevalência do sexo feminino. Em relação as dietas mais prevalentes foram: Jejum intermitente, Detox, Low Carb, Dukan, Dietas sem gordura e a Dieta da sopa. Os efeitos e sintomas mais frequentes foram: fraqueza, tontura, estresse, irritabilidade, perda de cabelo, fome constante, dor de cabeça e sonolência. Além disso, em 40% dos estudos os jovens desenvolveram transtornos alimentares.
Conclusões/Considerações Os resultados encontrados mostram que as dietas da moda acarretam prejuízos a saúde a curto e a longo prazo, sobressaindo os transtornos alimentares como bulimia e anorexia. Desta forma, a busca pela perda de peso, a prática da restrição alimentar estão presentes no período analisado, requisitando estratégias que ampliem ações educativas para orientar esse público e amenizar os malefícios à saúde física, mental e os vínculos relacionais.
|