SA10.1 - INTEGRAÇÃO DAS ÁREAS DA SAÚDE COLETIVA: SITUAÇÃO DE SAÚDE E PRODUÇÃO DO CUIDADO (TODOS OS DIAS)
|
42705 - SENSO DE COERÊNCIA E A RELAÇÃO COM SEVERIDADE DE CÁRIE, E FATORES ASSOCIADOS EM PACIENTES PEDIÁTRICOS. MARIANA RAMALHO DE FARIAS - UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC, ERALDO DINIZ COSTA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC, JACQUES ANTONIO CAVALCANTE MACIEL - UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC, BEATRIZ GONÇALVES NEVES - UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC, PATRÍCIA SILVA CHAVES - UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC, PEDRO ISAC FONTENELE SALDANHA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC, CAROLINE DE HOLANDA AZEVEDO - UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC, PEDRO HENRIQUE GOMES AZEVEDO - UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC
Apresentação/Introdução Embora em declínio, a cárie dentária ainda se apresenta como uma preocupação entre gestores, profissionais da Odontologia e pais, pois continua sendo a principal e mais severa doença bucal na infância, podendo ser considerada um problema de saúde pública devido a alta prevalência.
Objetivos Investigar a associação entre Senso de Coerência (SOC) de responsáveis com a severidade de lesões cariosas em pacientes pediátricos
Metodologia Trata-se de um estudo analítico de corte transversal com abordagem quantitativa, realizado na clínica-escola de Odontologia da Universidade Federal do Ceará - Campus Sobral, com uma amostra de 43 pacientes e seus responsáveis, atendidos na Clínica de Odontopediatria. A pesquisa incluiu levantamento de prontuários odontológicos para quantificação do índice ceo-dCPO-D e questionário sobre saúde e higiene bucal, sociodemográfico e Senso de Coerência (SOC-13) aplicado aos responsáveis. Os dados foram analisados pelo teste exato de Fisher (p <0,05).
Resultados O CPO-D encontrado foi de 5,21 (DP+-2,19). Dos pacientes analisados, 69,8% (n=30) apresentaram alta severidade da cárie (CPO-D ≥ 5), associado com menor faixa etária (p=0,01). O SOC dos responsáveis teve uma mediana de 37 pontos, mostrando uma tendência de Forte Senso de Coerência na população estudada. Não houve associação estatisticamente significativa entre severidade de cárie dentária e SOC dos responsáveis (p = 0,09).
Conclusões/Considerações O Senso de Coerência dos responsáveis não foi associado à severidade de lesões cariosas dos pacientes analisados.
|