SA10.1 - INTEGRAÇÃO DAS ÁREAS DA SAÚDE COLETIVA: SITUAÇÃO DE SAÚDE E PRODUÇÃO DO CUIDADO (TODOS OS DIAS)
|
42562 - FATORES LIMITANTES DA ATUAÇÃO DOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE EM UMA EQUIPE DE SAÚDE DA FAMÍLIA AMANDA BRAGA BARROS - UNITINS, AMANDA CARNEIRO - UNITINS, ANA ALICE COUTINHO DE OLIVEIRA - UNITINS, ANA CAROLINA SOUZA PORTO - UNITINS, ANA CLARA FERNANDES OLIVEIRA - UNITINS, ANDREW BARROS MENEZES DOS SANTOS - UNITINS, BRUNA DE CASTRO VELOSO - UNITINS
Período de Realização A experiência apresentada ocorreu entre 14 de fevereiro e 20 de maio de 2022.
Objeto da experiência A experiência adotou como objeto de estudo as atividades exercidas pelas Agentes Comunitárias de Saúde, enfatizando-se as visitas domiciliares.
Objetivos O relato de experiência tem o objetivo de apresentar as experiências de um grupo de acadêmicos de Medicina nas visitas domiciliares realizadas na prática da disciplina de Saúde Coletiva, com descrição dos fatores limitantes da atuação das Agentes Comunitárias de Saúde observados pelos estudantes.
Metodologia Este artigo é um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado a partir da vivência de sete acadêmicos de medicina durante a prática da disciplina de Saúde Coletiva, do primeiro período de graduação da Universidade Estadual do Tocantins, ocorrida na Unidade de Saúde da Família Bico em Augustinópolis, Tocantins, no período de 14 de fevereiro a 20 de maio de 2022. O portfólio acadêmico, com as sínteses produzidas ao final de cada aula prática, foi o recurso de coleta de dados usado.
Resultados No decorrer das aulas práticas da disciplina, os estudantes puderam pontuar e analisar os fatores que interferem na atuação dos ACSs, sendo as observações registradas no portfólio acadêmico. Motivos explícitos como o clima e usuários ausentes no horário da visita foram percebidos de forma imediata durante a prática. No entanto, causas como a assertividade, a limitação do sistema e-SUS e as capacitações dos agentes só foram notadas durante um momento de discussão entre os estudantes.
Análise Crítica Na disciplina de Saúde Coletiva, os alunos estudam sobre determinantes sociais de saúde, seu impacto e as possíveis soluções e problemáticas, sendo que, nas atividades práticas, foram identificados, como adversidades, impasses na logística das visitas domiciliares como infraestruturas do setor e fatores climáticos; mudanças no sistema e-SUS sem capacitação dos ACSs para assimilar a mudança; e falha na assertividade por parte dos ACSs.
Conclusões e/ou Recomendações As aulas práticas da disciplina Saúde Coletiva ocorridas na USF Bico visavam a observação da aplicação das diretrizes e princípios do SUS pelos acadêmicos de Medicina ensinados nas aulas teóricas. Com efeito, os estudantes perceberam que, muitas vezes, o sistema de saúde idealizado na PNAB enfrenta adversidades e, consequentemente, sua execução se difere do plano, como ocorre com as visitas domiciliares realizadas pelas ACSs que atuam na USF.
|