Sessão Assíncrona


SA10.1 - INTEGRAÇÃO DAS ÁREAS DA SAÚDE COLETIVA: SITUAÇÃO DE SAÚDE E PRODUÇÃO DO CUIDADO (TODOS OS DIAS)

42418 - A MÚSICA COMO INSTRUMENTO DE CUIDADO NO ACOMPANHAMENTO DE PACIENTES EM SAÚDE MENTAL
SIMONE DOS SANTOS PEREIRA BARBOSA - FMB - UNESP, MARCIA CAROLINE DOS SANTOS - UNESP


Período de Realização
Março de 2022 retorno após baixa de casos de covid-19 até o momento atual.


Objeto da experiência
Relato de experiência sobre a inserção da música como ferramenta do cuidado, promovendo saúde mental de usuários acompanhados na Atenção Primária.


Objetivos
Relatar a experiência vivenciada por uma residente em saúde da família no acompanhamento do grupo musical de saúde mental, a qual por meio da música e seus benefícios tem ampliado o cuidado aos pacientes que acompanham no espaço de saúde mental na Atenção Primária em Saúde na cidade de Botucatu.

Metodologia
O grupo de música de saúde mental acontece todas às quartas feiras no período da manhã, no serviço de Atenção Primária, no município de Botucatu em São Paulo. Coordenado pela enfermeira do setor e conta com a contribuição de outros profissionais. Tem a participação média de 10 pacientes que são acompanhados no setor de saúde mental. O grupo tem a disponibilidade de diversos instrumentos, os pacientes escolhem as músicas, realizam interação e produzem o som musical, interações.


Resultados
Por meio do grupo pode se observar que a música, na utilização do canto, do tocar os instrumentos realiza ação de promoção da saúde para os que estão inseridos no espaço, compartilhando o momento musical, como também para os que estão em volta. A música inserida aponta benefícios como aumento da interação e sociabilidade, bem estar, os pacientes apresentam sensações e sentimentos de alegria, felicidade e prazer no encontro. Além do desejo de continuidade no cuidado.

Análise Crítica
A promoção da saúde pode ser desenvolvida por meio de diversas ações, de maneira que trazem qualidade de vida aos pacientes, trazem saúde para o biopsicossocial, acompanhados de felicidade, bem estar, além do empoderamento, da observação do que como cidadão pode ser melhor para sua saúde. A música como ferramenta de promover saúde no grupo apresentado proporciona um cuidado ampliado em saúde, de inclusão, de fortalecimento das ações integrais proporcionado aos profissionais envolvidos.

Conclusões e/ou Recomendações
A metodologia usada para o cuidado em saúde denominado grupo e o uso da música como ferramenta tem expandido a atenção à saúde dos pacientes inseridos na atenção primária. A inserção dos profissionais de saúde neste tipo de ação contribui para a integralidade da assistência e de maneira que contribui para a replicação da prática e aumenta as possibilidade de terapêuticas e ações de promover saúde.