Sessão Assíncrona


SA10.1 - INTEGRAÇÃO DAS ÁREAS DA SAÚDE COLETIVA: SITUAÇÃO DE SAÚDE E PRODUÇÃO DO CUIDADO (TODOS OS DIAS)

41092 - PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DA TUBERCULOSE NO ESTADO DE PERNAMBUCO NOS ÚLTIMOS DEZ ANOS
MATHEUS LUCAS VIEIRA DO NASCIMENTO - UFPE, AMANDA MARIA CHAVES - UFPE, ALLANE TENÓRIO BRANDÃO DA SILVA NASCIMENTO - UFPE, LAÍS EDUARDA SILVA DE ARRUDA - UFPE, ROSALVA RAIMUNDO DA SILVA - FIOCRUZ/PE, IRANI DE FARIAS CUNHA JÚNIOR - UFPE, ZÉLIA DE ALBUQUERQUE SEIXAS - UFPE, STEPHANY CRISTHINE MARINS DA SILVA CARVALHO - UFF


Apresentação/Introdução
Apesar da transição no perfil epidemiológico, a tuberculose ainda continua como um sério entrave à saúde pública em todo mundo. No Brasil, o estado de Pernambuco está entre as capitais que possuem um coeficiente de mortalidade por essa doença maior do que o coeficiente do país.

Objetivos
O presente trabalho teve como objetivo, estabelecer o perfil epidemiológico da doença Tuberculose no estado de Pernambuco nos últimos 10 anos.

Metodologia
O presente estudo se caracteriza por ser Ecológico Retrospectivo, utilizado para medir a prevalência de doenças e útil para o planejamento em saúde. A coleta de dados foi realizada de forma secundária através da divisão de Tuberculose - Casos confirmados e notificados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) – Pernambuco no TABWIN-PE

Resultados
O número de casos através dos anos aparece alto e constante, sendo o ano de 2019 o que alcançou mais casos, com um total de 6.166, o que representa um aumento de 11,8% ao ano com menos casos que foi 2010. Em relação ao sexo observou-se a predominância do sexo masculino. No que tange a faixa-etária é possível evidenciar que as primeiras faixas etárias estudadas são menos acometidas pela TB. Em ordem crescente do menor acometimento em relação a idade dos pacientes em questão, é notório que a faixa etária de 1-4 anos apresenta a menor taxa de novos diagnósticos, seguida da faixa etária de > 1 ano e 5-9 anos, respectivamente.

Conclusões/Considerações
O alto índice de novos diagnósticos pela tuberculose em Pernambuco, durante os anos de 2010 a 2019, mostra transparência no Sistema de Notificação, visto que a subnotificação é um fator apontado por vários autores. Espera-se que futuramente sejam realizados trabalhos focados em regiões de saúde ou cidades para averiguar se as mesmas seguem o mesmo padrão.