SA10.1 - INTEGRAÇÃO DAS ÁREAS DA SAÚDE COLETIVA: SITUAÇÃO DE SAÚDE E PRODUÇÃO DO CUIDADO (TODOS OS DIAS)
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40713 - CÂNCER DE MAMA NO ESTADO DE SÃO PAULO: IMPACTO DO NÍVEL DE ESCOLARIDADE E DESLOCAMENTO NO ESTÁGIO AO DIAGNÓSTICO RAISSA JANINE DE ALMEIDA - UNESP, CAROLINA TERRA DE MORAES LUIZAGA - FOSP, JOSÉ ELUF-NETO - FMUSP, HÉLIO RUBENS DE CARVALHO NUNES - UNESP, EDUARDO CARVALHO PESSOA - UNESP, CRISTIANE MURTA-NASCIMENTO - UNESP
Apresentação/Introdução O câncer de mama é considerado um problema de saúde pública em todo o mundo, sendo a neoplasia maligna mais comum na população feminina (IARC, 2019). É uma doença potencialmente curável quando diagnosticada precocemente. O estágio avançado no momento do diagnóstico está associado ao aumento da morbidade e à baixa sobrevida dessas mulheres (Møller et al., 2016).
Objetivos Descrever as características dos casos de câncer de mama em mulheres atendidas em hospitais públicos do estado de São Paulo e analisar o efeito do nível de escolaridade e do deslocamento da paciente para diagnóstico/tratamento.
Metodologia Análise retrospectiva de mulheres (≥18 anos) com câncer de mama invasivo diagnosticadas entre 2000 e 2015. Os dados foram extraídos do Registro Hospitalar de Câncer (RHC) da Fundação Oncocentro de São Paulo (FOSP). O desfecho foi o estágio clínico ao diagnóstico (III-IV versus I-II). As variáveis explicativas foram nível de escolaridade e deslocamento. Estimou-se Odds ratios (OR) e intervalos de 95% de confiança (IC95%). Imputações múltiplas foram usadas para falta de informação sobre o nível de escolaridade (31%). O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos da Faculdade de Medicina de Botucatu - Unesp (CAAE: 88216418.8.0000.5411).
Resultados O estudo incluiu 81.669 mulheres com câncer de mama invasivo diagnosticadas entre 2000 e 2015. A idade média dos casos ao diagnóstico foi de 56,8 anos (desvio padrão de 13,6 anos). Trinta e oito por cento das pacientes apresentaram estágio avançado no momento do diagnóstico. As mulheres com menor escolaridade e aquelas diagnosticadas e/ou tratadas em município diferente daquele onde residem, apresentaram maior chance de diagnóstico em estágio avançado.
Conclusões/Considerações Uma proporção significativa de mulheres apresenta estágio avançado ao diagnóstico em nosso meio, principalmente aquelas com baixa escolaridade e aquelas que precisam viajar para realizar o diagnóstico e/ou tratamento de câncer. A promoção da conscientização sobre o câncer de mama e a organização do fluxo para acelerar o diagnóstico e o tratamento podem melhorar a identificação de tumores em estágios iniciais.
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