SA10.1 - INTEGRAÇÃO DAS ÁREAS DA SAÚDE COLETIVA: SITUAÇÃO DE SAÚDE E PRODUÇÃO DO CUIDADO (TODOS OS DIAS)
|
40274 - PRÁTICAS MATERNAS NO PROCESSO DE DESMAME DO ALEITAMENTO MATERNO CONTINUADO NAYARA MENDES CRUZ - UEFS, ANA CRISTINA SANTOS DUARTE - UESB, MARIZETE ARGOLO TEIXEIRA - UESB
Apresentação/Introdução Em algum momento, o aleitamento materno continuado deve chegar ao fim, podendo ocorrer de forma natural ou conduzida. Esse processo pode ser marcado por uma experiência conflituosa, estressante e triste para o binômio. Daí a importância de estudos que revelam a forma pela qual se configura o desmame da amamentação continuada, conhecendo a percepção, dificuldades, anseios e expectativas das mães.
Objetivos Conhecer as práticas maternas adotadas acerca do processo do desmame do aleitamento materno continuado.
Metodologia Estudo descritivo, qualitativo, realizado no interior da Bahia, Brasil, entre março a maio de 2019, com mães que vivenciaram o processo de amamentação e desmame após 1 ano de idade, a partir da técnica da história oral a fim de apreender a história passada dessas mães, na tentativa de compreender as práticas e técnicas do desmame, suas dificuldades e significados, empregada a técnica da Análise Textual Discursiva. Foram incluídas no estudo, mães que amamentaram seus filhos por um período igual ou maior que 1 ano de idade, e que realizaram o desmame em até quatro anos antes do período de coleta. A pesquisa foi iniciada após aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (nº 3.165.571).
Resultados Algumas mães fizeram o desmame progressivo, com diálogo e/ou introdução alimentar gradativa, a partir do 6º mês de vida da criança, para elas, uma experiência tranquila e positiva. Em contrapartida, a maioria das mães referiu um desmame súbito, com técnicas e práticas tradicionais, como uso de substâncias nos mamilos para alterar o sabor do leite e a aparência dos mamilos (babosa, dipirona, esmalte vermelho, pó de café e esparadrapo). Além disso, citaram a substituição da amamentação pela mamadeira e o distanciamento da criança, deixando-a com parentes por alguns dias para que ela esquecesse da mama, essas mães enfatizaram uma experiência marcada por dificuldade, sofrimento e ansiedade.
Conclusões/Considerações Ouvir dessas mães as estratégias utilizadas para concretização do desmame e sua experiência é fundamental para conhecer as questões culturais e subjetivas, bem como as práticas que permeiam esse processo, e assim adaptar à realidade social às ações de educação em saúde. Aponta-se que a assistência às mães deve ser pensada através do viés histórico, social e cultural, oferecendo um suporte adequado para suprir as demandas que surgirem.
|