SA10.1 - INTEGRAÇÃO DAS ÁREAS DA SAÚDE COLETIVA: SITUAÇÃO DE SAÚDE E PRODUÇÃO DO CUIDADO (TODOS OS DIAS)
|
39350 - CENÁRIO DA TUBERCULOSE EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES MENORES DE 15 ANOS DO MUNICÍPIO DE EUNÁPOLIS TAYNÁ MIKAELY MARQUES MIRANDA - FPME, ALMIR GABRIEL DA ANUNCIAÇÃO PASSOS - FPME, SAMILLE BARROS TEIXEIRA - FPME, JÉSSICA BARBOSA RAMOS BANDEIRA SENA - PPGENF/UERJ, MARÍLIA SANTOS DOS ANJOS - ISC/UFBA, VIVIANE SILVA DE JESUS - ISC/UFBA
Apresentação/Introdução A Tuberculose (TB) é um problema de saúde pública no Brasil o qual tem as condições de vulnerabilidade relacionadas aos elevados índices de infecção e abandono do tratamento. Logo, estudar TB em crianças e adolescentes é relevante, por ela ser negligenciada e ser um evento sentinela que sinaliza a qualidade do sistema de saúde do país, além de inferir uma infecção recente.
Objetivos Descrever o cenário da TB em crianças e adolescentes menores de 15 anos do município de Eunápolis entre 2000 e 2020.
Metodologia Estudo descritivo quantitativo, de base de dados secundário. Foram realizadas análises descritivas e identificadas frequências absolutas e relativas sobre sexo, raça/cor, desfecho, tipo de entrada, forma clínica, contatos identificados, contatos examinados, teste de HIV, Tratamento Diretamente Observado e situação de encerramento de crianças e adolescentes menores de 15 anos diagnosticadas com tuberculose. Para análise dos dados, utilizou-se o programa Stata versão 12. O estudo foi aprovado pelo comitê de ética em pesquisa do Instituto de Saúde Coletiva da UFBA sob o parecer nº 5.280.812.
Resultados Houve 66 casos de TB em crianças e adolescentes menores de 15 anos no período de 2000 a 2020. Para esta análise, um foi excluído por mudança de diagnóstico, dois pela testagem HIV inconclusiva e sete por transferência, restando 56 observações. Destes, 53,6% foram do sexo masculino, 66,1% de raça/cor negra, 62,5 %foram casos novos, 80,4% da forma clínica pulmonar e 17,9 % da extrapulmonar. Ainda, os contatos identificados e examinados mostraram valores respectivos de 26,8% e 33,9%; 8,9% testaram positivos para HIV e 44,6% não realizaram o teste; 37,5% realizaram o Tratamento Diretamente Observado; 8,9% abandonaram o tratamento; e, 80,4% evoluíram para cura.
Conclusões/Considerações O cenário da TB em crianças e adolescentes menores de 15 anos no município de Eunápolis é semelhante aos achados no Brasil. Além disso, apesar da maioria dos casos terem evoluído para cura, é necessária uma intervenção que vise prevenir, diagnosticar e tratar crianças e adolescentes com TB, uma vez que esse cenário revela necessidade de melhorias das medidas sanitárias de controle e acompanhamento da doença.
|