SA10.1 - INTEGRAÇÃO DAS ÁREAS DA SAÚDE COLETIVA: SITUAÇÃO DE SAÚDE E PRODUÇÃO DO CUIDADO (TODOS OS DIAS)
|
39174 - “EDUCAR PARA PROTEGER VIDAS”: EXPERIÊNCIA DO PLANEJAMENTO, ASSESSORAMENTO E REALIZAÇÃO DE AÇÕES EDUCATIVAS SOBRE SAÚDE E TRÂNSITO ELÂNE RAFAELLA CORDEIRO NUNES SERAFIM - GERÊNCIA REGIONAL DE SAÚDE DE GARANHUNS, PERNAMBUCO, KARLA MICHELLE DE LIMA ALVES - GERÊNCIA REGIONAL DE SAÚDE DE GARANHUNS, PERNAMBUCO, MICHELLE DA LUZ PASCHOAL - UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO, CAMPUS GARANHUNS, PERNAMBUCO, JÔSIANE ALVES DA SILVA - GERÊNCIA REGIONAL DE SAÚDE DE GARANHUNS, PERNAMBUCO, JANAINA RAMOS DOS SANTOS - GERÊNCIA REGIONAL DE SAÚDE DE GARANHUNS, PERNAMBUCO, MARIA DA CONCEIÇÃO SANTANA - GERÊNCIA REGIONAL DE SAÚDE DE GARANHUNS, PERNAMBUCO, BRENDA EGITO DE CARVALHO - ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DE PERNAMBUCO, MACIEL BARROS LIRA - UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO, LETÍCIA SOARES DE OLIVEIRA SILVA - ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DE PERNAMBUCO
Período de Realização O desenvolvimento do trabalho iniciou-se em abril de 2022 e encerou em maio de 2022.
Objeto da experiência Ações educativas em municípios da Gerência Regional de Saúde de Garanhuns, Pernambuco (V GERES-PE)
Objetivos Mobilizar agentes de segurança pública, gestão e técnicos da saúde e educação para engajar ações e propagar o conhecimento sobre condutas pessoais que permitam reduzir acidentes de trânsito e técnicas de primeiros socorros em municípios da V GERES-PE.
Metodologia Após levantamento epidemiológico dos acidentes de trânsito nos 21 municípios assistidos pela V GERES-PE, houve a integração dos setores de saúde, segurança pública e educação no planejamento de atividades educativas para formação do agente mirim de trânsito, oficina de primeiros socorros, sensibilização sobre a Lei Seca, e mobilização social em espaços públicos. Houve a pactuação para execução e acompanhamento das ações, com posterior envio de relatório com dados e registros fotográficos.
Resultados Todos os municípios realizaram atividades educativas. Em 90,7% deles, houve a formação do agente mirim com a estratégia de contação de histórias,e/ou oficinas de história de quadrinhos, e/ou colagem e/ou primeiros socorros em escolas municipais. Houve realização de palestras em 33,3% municípios sobre a Lei Seca; em 9,7% sobre prevenção de acidentes de trânsito em Unidades Básicas de Saúde e/ou Centros de Atenção Psicossocial. E mobilização social em espaços públicos em 28,7% dos municípios.
Análise Crítica A parceria com os setores da segurança pública, educação e saúde surgiu da necessidade de uma maior integração dos mesmos nas ações de promoção em saúde, como um retorno contínuo para os serviços e para a comunidade visando a transformação pessoal e coletiva sobre a segurança no trânsito.
Conclusões e/ou Recomendações A parceria com os setores da segurança pública, educação e saúde surgiu da necessidade de uma maior integração dos mesmos nas ações de promoção em saúde, como um retorno contínuo para os serviços e para a comunidade visando a transformação pessoal e coletiva sobre a segurança no trânsito.
|