SA10.1 - INTEGRAÇÃO DAS ÁREAS DA SAÚDE COLETIVA: SITUAÇÃO DE SAÚDE E PRODUÇÃO DO CUIDADO (TODOS OS DIAS)
|
38524 - DIMENSÕES DO CUIDADO À SAÚDE BUCAL DE IDOSOS DOMICILIADOS THAYNÁ FERREIRA SIMÕES DE OLIVEIRA - RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DA FAMILIA SMS/ESP FLORIANÓPOLIS. ODONTOLOGIA UFSC., BUBACAR EMBALO - PPGO UFSC, MATEUS CARDOSO PEREIRA - PPGO UFSC, ANA LÚCIA SCHAEFER FERREIRA DE MELLO - PPGO UFSC
Apresentação/Introdução Devido à presença de múltiplas condições crônicas e deficiências funcionais, idosos domiciliados enfrentam uma série de desafios físicos, sociais e psicológicos, somados à dificuldade de acesso aos cuidados em saúde. Assim, a garantia de manutenção de saúde bucal nesse grupo é bastante dificultada, estando estes idosos mais propensos à ocorrência de doenças bucais.
Objetivos Compreender quais as dimensões presentes no cuidado à saúde bucal de idosos domiciliados e elaborar um modelo teórico preliminar.
Metodologia Estudo transversal, qualitativo, com referencial da Teoria Fundamentada nos Dados. Participaram 24 idosos domiciliados e 13 cuidadores, intencionalmente selecionados, cadastrados na Atenção Primária à Saúde de Florianópolis (SC). A coleta de dados foi realizada nos domicílios, no período de 2019/2020, seguindo roteiro de entrevista. As falas foram gravadas em áudio, transcritas e analisadas por comparação constante. A elaboração do modelo seguiu a vertente glaseriana do método.
Resultados Identificaram-se fragilidades no processo de cuidado em todos os elementos de caracterização (quem, porque, quando, como e onde), destacando-se as relacionadas ao próprio idoso, à sua condição de saúde bucal, ao cuidado realizado no domicílio, ao acesso aos serviços odontológicos e à participação do cirurgião-dentista. O somatório dessas fragilidades promove uma ruptura nas possibilidades de cuidado à saúde bucal nas múltiplas dimensões: individual, familiar, profissional e institucional.
Conclusões/Considerações Estratégias de cuidado à saúde bucal prestado aos idosos em domicílio devem ser implementadas em cada uma das dimensões identificadas a fim de superar as fragilidades e promover melhores condições de saúde bucal e acesso aos serviços odontológicos.
|