Sessão Assíncrona


SA10.1 - INTEGRAÇÃO DAS ÁREAS DA SAÚDE COLETIVA: SITUAÇÃO DE SAÚDE E PRODUÇÃO DO CUIDADO (TODOS OS DIAS)

38381 - MÉTODO DE PADRONIZAÇÃO DIRETA SEGUNDO A CLASSIFICAÇÃO DE ROBSON PARA COMPARAÇÃO DE TAXAS DE CESARERA
MARCELLE GONÇALVES CAMPOS - IFF/FIOCRUZ, ANA BEATRIZ FRANCO-SENA - UFF, FERNANDA REBELO - IFF/FIOCRUZ


Apresentação/Introdução
Comparar as taxas de cesárea (CS) entre populações ou dentro de uma população ao longo do tempo usando a medida bruta é tendencioso, principalmente devido as diferenças nas características da população obstétrica, sendo assim um problema de saúde pública. A classificação de Robson está sendo utilizada mundialmente e é baseada em variáveis obstétricas relevantes que possibilitam comparações.

Objetivos
Propor um método de padronização direta de acordo com a Classificação de Robson para tornar as taxas globais de cesáreas comparáveis entre diferentes populações ou dentro da mesma população ao longo do tempo, diminuindo suas disparidades.

Metodologia
Foram utilizados dados da Pesquisa Global de Saúde Materna e Perinatal da OMS (WHOGS) realizada entre 2004 e 2008 e dados da Pesquisa Multinacional de Saúde Materna e Neonatal da OMS (WHOMCS) realizada entre 2010 e 2011, abrangendo informações da população obstétrica de 21 países. A população padrão foi baseada no tamanho médio dos Grupos Robson em WHOMCS. Foram calculadas as taxas brutas e padronizadas, suas diferenças intra e interpopulações e seus respectivos intervalos de confiança.

Resultados
Foi demonstrado o impacto e a importância do método para comparação de diferentes populações e para mesma população ao longo do tempo. A lista dos cinco países líderes em taxas de cesáreas foi completamente modificada e as mudanças das taxas de cesáreas ao longo do tempo no mesmo país foram suavizadas ou acentuadas pela padronização. Dentre os 21 países analisados, Níger e Brasil foram os países mais impactados com a padronização. O Brasil teve queda de 10,5% e o Níger apresentou alta de 12,7% nas taxas de cesárea, permitindo identificar a real situação de cada país em um contexto global.

Conclusões/Considerações
As análises comparando taxas brutas de cesárea são tendenciosas, pois ignoram as características de cada população obstétrica e a demanda de CS necessária de acordo com essas características. Nossos resultados destacam a necessidade de padronização para comparação das taxas de CS. O método é de fácil aplicação e interpretação e será útil ao relatar a taxa geral, mesmo quando a Classificação de Robson for utilizada, ou para estudos como ecológicos.