SA9.3 - TECNOLOGIAS DIGITAIS EM SAÚDE (TODOS OS DIAS)
|
43814 - A IMPLANTAÇÃO DA TELERARAS COMO ESTRÉTGIA DE ACESSO À REDE DE ATENÇÃO ÀS DOENÇAS RARAS NO ESTADO DA BAHIA GLADYS REIS DE OLIVEIRA - FESF-SUS/SESAB, DAIANA CRISTINA MACHADO ALVES - FESF-SUS/SESAB, MARIA DE FATIMA ROCHA RIBEIRO DA SILVA - SESAB, EDUARDO VASCONCELOS DE JESUS - SMS DE SALVADOR, ANGELINA XAVIER ACOSTA - FMB/UFBA, EMÍLIA KALIANE EMBIRUÇU DE ARAÚJO LEÃO - HUPES/UFBA, HELENA PIMENTEL - APAE SALVADOR, TATIANA AMORIM - APAE SALVADOR, LARISSA SOUZA MARIO BUENO - MCO E HUPES/UFBA
Período de Realização A TELERARAS foi iniciada em março de 2022 para os 417 municípios do estado da Bahia.
Objeto da experiência Processo de implantação da oferta da TELERARAS a partir da linha do cuidado e itinerário terapêutico das doenças raras na Bahia.
Objetivos Descrever o processo de implantação da TELERARAS como oferta de serviço do Telessaúde Bahia em parceria com os serviços de doenças raras e outros serviços da rede de atenção do estado da Bahia.
Metodologia A linha do cuidado e itinerário terapêutico das doenças raras na Bahia é produto das audiências realizadas entre a 8ª Promotoria de Justiça da Infância e Juventude - 2ª Promotora de Justiça do Ministério Público do Estado da Bahia, o Telessaúde Bahia, os serviços de doenças raras e outros serviços da rede e a Secretaria Municipal de Saúde de Salvador. Assim, foram analisados todos os registros documentais das audiências e documentos de divulgação da oferta da TELERARAS no estado.
Resultados A TELERARAS é uma estratégia que visa oferecer serviço de teleconsultoria especializada e teleducação. Foi elaborado um formulário de critérios de encaminhamento pelo qual os profissionais da medicina da atenção básica encaminham pela plataforma de comunicação. Assim, os teleconsultores geneticistas ofertam apoiam clínico e agendamentos presenciais. Foram elaboradas ofertas de teleducação para profissionais da rede básica de saúde e disponibilizadas nos canais de divulgação do Telessaúde Bahia.
Análise Crítica A TELERARAS se encontra em implantação. Atualmente, apenas duas unidades estão habilitadas como serviço de referência em doenças raras na Bahia e que concentram altas demandas de atendimento. A inclusão da teleconsultoria especializada no processo formativo da residência em genética trouxe benefícios para andamento da oferta. As audiências da promotoria ainda estão ocorrendo para melhor identificação dos perfis assistenciais da rede para que, no futuro, possam fazer parte da TELERARAS.
Conclusões e/ou Recomendações São necessárias estratégias de divulgação da oferta da TELERARAS para todo estado da Bahia com a promoção de encontros regionais entre gestores e trabalhadores da saúde; melhorias na Plataforma do Telessaúde Bahia para atender as especificidades da oferta; e a promoção de debates frequentes com a rede assistencial no intuito de potencializar o acesso qualificado e integrado de encaminhamento às pessoas com doenças genéticas.
|