Sessão Assíncrona


SA9.3 - TECNOLOGIAS DIGITAIS EM SAÚDE (TODOS OS DIAS)

43400 - CONECTE SUS PROFISSIONAL – FERRAMENTA DE APOIO AOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE PARA PROVIMENTO DA TRANSIÇÃO E CONTINUIDADE DO CUIDADO DO PACIENTE
JOSELIO EMAR DE ARAUJO QUEIROZ - CGISD/DATASUS/MINISTÉRIO DA SAÚDE, ALLAN NUNO ALVES DE SOUSA - CGISD/DATASUS/MINISTÉRIO DA SAÚDE, VANESSA LORA - CGISD/DATASUS/MINISTÉRIO DA SAÚDE, GABRIELLA NUNES NEVES - CGISD/DATASUS/MINISTÉRIO DA SAÚDE, JULIANA P. SOUZA ZINADER - CGISD/DATASUS/MINISTÉRIO DA SAÚDE, VINICIUS COLONESE MRAD - CGISD/DATASUS/MINISTÉRIO DA SAÚDE, MARIA CRISTINA FERREIRA DE ABREU - CGISD/DATASUS/MINISTÉRIO DA SAÚDE, ELIVAN SILVA SOUZA - CGISD/DATASUS/MINISTÉRIO DA SAÚDE, KELLY NEVES PINHEIRO BRITO - CGISD/DATASUS/MINISTÉRIO DA SAÚDE


Período de Realização
Julho de 2021 até junho de 2022.

Objeto da experiência
Apresentar a experiência de implantação e uso do Conecte SUS Profissional.

Objetivos


Relatar as atividades de implantação e disseminação do Conecte SUS Profissional, tal como descrever o fluxo de integração dos sistemas à Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS) para o compartilhamento de dados dos pacientes.

Metodologia
Trata-se de um relato de experiência que utilizou a atuação dos profissionais responsáveis por instituir, conduzir, disseminar e capacitar os profissionais e gestores da saúde sobre o uso do Conecte SUS Profissional no Brasil.

Foram tabulados dados sobre a disponibilização do sistema a todos os profissionais atuantes na Atenção Primária à Saúde (APS) credenciados à RNDS e com acesso ao Conecte SUS Profissional de julho de 2021 a junho de 2022.

Resultados
O Conecte SUS Profissional foi implantando em julho de 2021, tendo como pilotos os municípios de Marechal Deodoro e Penedo no estado de Alagoas em 19 e 20, respectivamente.

Em junho de 2022, o número de unidades básicas de saúde (UBS) integradas à RNDS superou 1.600 unidades, o que representa mais de 5 mil equipes da APS habilitadas para utilizar o Conecte SUS Profissional, ademais com exceção do Acre e do Amapá todos os estados do Brasil já têm UBS utilizando o sistema Conecte SUS.

Análise Crítica
O Conecte SUS Profissional possibilita visitar o histórico clínico do paciente a partir dos dados da RNDS para o provimento e continuidade do cuidado. O serviço é disponibilizado por meio da integração dos prontuários eletrônicos da APS para os profissionais credenciados junto à base do conselho federal e do cadastro único do governo.

À medida que mais documentos clínicos são integrados à RNDS, maior o aporte de informações para a tomada de decisão e suporte à melhoria da atenção à saúde.



Conclusões e/ou Recomendações
O Conecte SUS Profissional tem materializado a disponibilização do histórico clínico do paciente, independente do sistema de origem e do nível de atenção, para o conhecimento do profissional da saúde. Os resultados positivos dessa atividade reportam a unificação do prontuário eletrônico do cidadão em todos os níveis de atenção como visão de futuro.