SA9.3 - TECNOLOGIAS DIGITAIS EM SAÚDE (TODOS OS DIAS)
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43316 - TELECEPRED: AMPLIAÇÃO DO ACESSO AOS SERVIÇOS DE REABILITAÇÃO FÍSICA E AUDITIVA NO ESTADO DA BAHIA GLADYS REIS DE OLIVEIRA - FESF-SUS/SESAB, DAIANA CRISTINA MACHADO ALVES - FESF-SUS/SESAB, MARIÂNGELA COSTA VIEIRA - FESF-SUS/SESAB, TALITA BARAÚNA DA SILVA - CEPRED - SESAB, MARCELA DE OLIVEIRA NEVES NOGUEIRA - CEPRED - SESAB, MAGDA VALÉRIA ZINN - CEPRED-SESAB, CLAUDIA PINHEIRO BASTARRICA - CEPRED - SESAB, MARCIA DE JESUS PINTO - CEPRED-SESAB, SUZANE RIBEIRO DA SILVA - CEPRED-SESAB, DAIANE BARRETO SANTIAGO - CEPRED-SESAB
Período de Realização O TELECEPRED foi iniciado em janeiro de 2022 em parceria com o Telessaúde Bahia para os municípios.
Objeto da experiência Acesso dos usuários ao Centro Estadual de Prevenção e Reabilitação da Pessoa Com Deficiência (CEPRED) pela oferta de teleconsultoria especializada.
Objetivos 1) Ampliar e qualificar o acesso dos usuários ao CEPRED;
2) Monitorar as solicitações de teleconsultorias especializadas da Plataforma do Telessaúde Bahia;
3) Descrever as estratégias de divulgação da oferta do TELECEPRED.
Metodologia Foram analisados o quantitativo de teleconsultorias especializadas realizadas por profissionais da saúde atuantes nos diversos pontos da rede de atenção à saúde do Estado da Bahia, e que informaram nas solicitações a intenção de encaminhamento para reabilitação física e auditiva. Os dados foram extraídos da Plataforma de Teleconsultorias do Telessaúde Bahia no período de janeiro a maio de 2022. Também, foram consultados os registros documentais de divulgação do serviço.
Resultados No período de janeiro a maio de 2022 foram realizadas 384 teleconsultorias, com crescimento gradativo a cada mês. Para divulgação da oferta, foram realizados encontros virtuais em todas as macrorregiões da Bahia com a presença dos gestores municipais e profissionais da saúde, abrangendo os 417 municípios do estado. Foi disponibilizado no site do Telessaúde Bahia protocolos e cartilhas de encaminhamento, bem como resoluções o novo tipo de acesso ao CEPRED via Telessaúde Bahia.
Análise Crítica As teleconsultorias são respondidas em um prazo de 72 horas, em média, incluindo a informação do agendamento do usuário; percebe-se a redução do desgaste físico e emocional dos usuários de municípios distantes da cidade do Salvador; como diversos profissionais e serviços de saúde podem solicitar teleconsultorias, o acesso foi ampliado e de forma mais ágil; houve o conhecimento da oferta pelos municípios e o acolhimento da tecnologia de informação nos processos de trabalho.
Conclusões e/ou Recomendações As lições se concentraram na inovação da comunicação com a atenção básica através da tecnologia de comunicação e informação da Telessaúde Bahia, oportunizando acolher diversas singularidades locais. Pretende-se avançar com iniciativas de apoio matricial na atenção básica, incluindo a elaboração de projetos terapêuticos singulares (PTS) em parceria com os Centros Especializados em Reabilitação nas regionais do estado
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