42639 - PLATAFORMA DIGITAL PARA VIGILÂNCIA EM SAÚDE DA COVID-19 NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE EM DUAS CAPITAIS BRASILEIRAS CARLOS JEFFERSON DE MELO SANTOS - INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA, SALVADOR, BAHIA, FABIANE SOARES - INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA, SALVADOR, BAHIA, NATHÁLIA ALMEIDA SUZART - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA VIDA, UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA, SALVADOR, BAHIA, OSIYALLÊ AKANNI - INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA, SALVADOR, BAHIA, SUELEN SEIXAS - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA VIDA, UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA, SALVADOR, BAHIA, THAIS ARANHA ROSSI - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA VIDA, UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA, SALVADOR, BAHIA, LAIO MAGNO - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA VIDA, UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA, SALVADOR, BAHIA, VALDILEA VELOSO - INSTITUTO NACIONAL DE INFECTOLOGIA. FIOCRUZ, INÊS DOURADO - INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA, SALVADOR, BAHIA
Período de Realização Janeiro à junho de 2022.
Objeto da experiência Experiência de desenvolvimento e construção de plataforma digital de apoio à vigilância epidemiológica da COVID-19 na Atenção Primária à Saúde (APS).
Objetivos Descrever a experiência de desenvolvimento e construção de uma plataforma digital, contendo componentes de coleta, produção, processamento e a painel de dados, para apoio à vigilância epidemiológica da COVID-19 na APS em duas capitais brasileiras.
Metodologia Estudo TQT COVID-19 construiu uma plataforma digital baseada nas ações de vigilância epidemiológicas, normas de organismos internacionais e Ministério da Saúde. A idealização do escopo e desenvolvimento foram realizados em distintos momentos com participação dos atores sociais envolvidos, como profissionais de saúde, gestores e pesquisadores. Houve uma articulação com as secretarias de saúde para garantir o cumprimento do sistema no seu papel social na adequação ao uso as distintas realidades.
Resultados Trata-se de uma plataforma digital a ser utilizada pelos usuários da APS, agentes de saúde e gestores, para fins de apoio às ações de vigilância epidemiológica à COVID-19. O software foi criado com um modelo global, que pode ser usado para outras infecções como dengue, etc. A utilização foi divididas em módulos: painel de indicadores e sala de situação real; prontuário eletrônico; telemonitoramento e rastreio de contactantes; gestão de materiais e; comunicação, para combate às fake news.
Análise Crítica O software pode ser incorporado ao SUS para auxiliar no trabalho dos profissionais na testagem, monitoramento, rastreio de contactantes e notificação, além de instrumentalizar a gestão para vigilância epidemiológica. Existem limitações no acesso tecnológico por profissionais diretamente ligados à COVID-19 na APS. Há locais com dificuldade de acesso à internet por parte dos usuários, seja pela vulnerabilidade socioeconômica dos participantes ou pelos equipamentos disponíveis nos postos de saúde.
Conclusões e/ou Recomendações A criação e o desenvolvimento da plataforma digital estão voltadas para as testagens na APS, definidas conjuntamente pelos pesquisadores do projeto e secretarias municipais de saúde. O sistema TQT COVID-19 poderá ser mais um instrumento na atenção à COVID-19 nas unidades de saúde, assim como na vigilância e gestão em saúde. Com adequações de protocolos e módulos específicos, o sistema pode ser replicado para outras enfermidades em novos locais.
|