Sessão Assíncrona


SA9.3 - TECNOLOGIAS DIGITAIS EM SAÚDE (TODOS OS DIAS)

41785 - REVISÃO BIBLIOGRÁFICA PARA ELABORAÇÃO DE UM MÉTODO PARA INSPECIONAR A USABILIDADE DE UMA TECNOLOGIA QUE AVALIA O CONSUMO ALIMENTAR DE ESCOLARES BRASILEIROS.
JOSILENE VALPORTO DO NASCIMENTO - UFF, MARINA CAMPOS ARAÚJO - ENSP/FIOCRUZ, JADE VELOSO FREITAS - UERJ, LUIZ EDUARDO FORTUNA CABO - UFF, ANELISE NAVI DE LIMA - UFF


Apresentação/Introdução
Introdução: Avaliar o consumo alimentar de crianças é essencial na predição da situação de saúde na infância. As pesquisas epidemiológicas vêm aderindo a tecnologias que facilitem, otimizem e reduzam erros de mensuração. Porém, a inspeção da usabilidade é uma etapa importante para investigar o grau de facilidade de uso destas ferramentas e aprimorar a sua qualidade.

Objetivos
Objetivos: Realizar revisão bibliográfica para definição de um método de inspeção da usabilidade para um aplicativo desenvolvido para avaliar o consumo alimentar de escolares brasileiros.

Metodologia
Métodos: A busca bibliográfica foi realizada em três bases de dados (Pubmed,Scielo,Lilacs), de abril a maio de 2022, utilizando palavras-chaves sobre tecnologia, avaliação de usabilidade e consumo alimentar. Avaliou-se os títulos e resumos segundo os critérios de elegibilidade, sendo os critérios de inclusão: estudos com tecnologias que avaliam o consumo alimentar e que realizaram a inspeção da usabilidade com especialistas em informática e os critérios de exclusão: estudos que avaliaram a usabilidade somente com usuários das tecnologias e artigos que não foram escritos em inglês ou português. Após esta etapa, seguiu-se para leitura na íntegra e extração de dados dos artigos selecionados.

Resultados
Resultados: Dos 840 artigos identificados, foram encontrados 5 com tecnologias de consumo alimentar que realizaram a inspeção da usabilidade. Destes, 40% eram estudos nacionais e 60% internacionais, sendo conduzidos por especialistas (n= 4 a 17 participantes). Os estudos nacionais realizaram a inspeção com aplicativo e software, sendo utilizados dois questionários nos estudos, um para aplicativos e o outro para a usabilidade de sistemas. A avaliação heurística foi o método mais utilizado nos estudos internacionais.

Conclusões/Considerações
Conclusão: Observou-se que existe uma quantidade limitada de estudos com ferramentas tecnológicas de consumo alimentar que realizaram a inspeção da usabilidade. No entanto, pôde-se observar que o método da avaliação heurística é o método mais utilizado nos estudos. Dessa forma, esta metodologia será utilizada em um estudo posterior de inspeção da usabilidade de um aplicativo para avaliar o consumo alimentar de escolares brasileiros.