SA9.3 - TECNOLOGIAS DIGITAIS EM SAÚDE (TODOS OS DIAS)
|
41585 - IMPLEMENTAÇÃO DO TELEFMB/UFBA NA PANDEMIA DA COVID-19 LILIANE LINS-KUSTERER - FMB UFBA, ÉRICA LIMA COSTA DE MENEZES - SESAB, DAIANA CRISTINA MACHADO ALVES - FESF-SUS, GLADYS REIS DE OLIVEIRA - FESF-SUS, JOSÉ CRISTIANO SOSTER - COSEMS, LARISSA MONTEIRO - FMB UFBA, AILTON MELO - FMB UFBA, LUIS FERNANDO FERNANDES ADAN - FMB UFBA, FERNANDO MARTINS CARVALHO - FMB UFBA
Período de Realização Projeto iniciado em abril de 2020 com ações de abrangência no Estado da Bahia de caráter permanente.
Objeto da experiência Implementação da Teleconsultoria Especializada da SESAB/FESF-SUS na Faculdade de Medicina da Bahia/UFBA (TeleFMB/UFBA) no ano de 2020.
Objetivos Relatar os avanços e entraves no processo de implementação do serviço da Teleconsultoria Especializada da SESAB/FESF-SUS na FMB/UFBA.
Metodologia Relato de experiência com método misto, qualitativo e quantitativo, para descrever as ações de teleconsultoria especializada no Estado da Bahia, durante a implementação do TeleFMB/UFBA, no ano de 2020 e relatar a avaliação do serviço por teleconsultores e profissionais da atenção básica neste período. Variáveis quantitativas foram descritas com medidas de frequência absoluta e relativa. A técnica de análise temática possibilitou a identificação dos principais temas nas avaliações do serviço.
Resultados O TeleFMB/UFBA, primeira experiência de teleconsultoria especializada do Estado da Bahia, oferece 17 especialidades para os profissionais de medicina e de odontologia que atuam nas Unidade Básica de Saúde e Estratégia de Saúde da Família cadastrados na Plataforma do Telessaúde Bahia. De abril a novembro de 2020 foram realizadas 370 teleconsultorias. Destas, 204 foram avaliadas pelos solicitantes. Realizou-se uma avaliação qualitativa com 29 profissionais da atenção básica e 22 teleconsultores.
Análise Crítica As atividades de teleconsultoria especializada tiveram início consubstanciado após a pandemia pela COVID-19. Com a suspensão de consultas ambulatoriais e cirurgias eletivas, foi necessária a continuidade e o monitoramento do cuidado na Atenção Primária a Saúde. A demanda por teleconsultoria especializada surgiu como para aumentar a resolubilidade da APS, reduzir o tempo de atendimento, diminuir os custos e riscos com o deslocamento de usuários.
Conclusões e/ou Recomendações O sistema de Teleconsultoria especializada aumentou a resolutividade da rede no período da pandemia, possibilitou o acesso dos usuários a especialistas, sem a necessidade de deslocamentos. O programa de telessaúde especializada possibilitou a qualificação do acesso na rede de atenção. São necessárias medidas para inserir as teleinterconsultas no fluxograma de atendimento da rede pública, ampliação da divulgação e investimentos tecnológicos.
|