SA9.3 - TECNOLOGIAS DIGITAIS EM SAÚDE (TODOS OS DIAS)
|
41543 - EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO EM APLICATIVO PARA CUIDADO DOS PÉS EM DIABETES MELLITUS EDUARDO FERNANDES SANTANA - UNINASSAU, HELENA MARIA SILVEIRA FRAGA MAIA - UNEB, GERALDO BEZERRA DA SILVA JUNIOR - UNIFOR, MATHEUS LEITE PIRANI MAFRA - UNIFOR, JOSÉ EURICO VASCONCELOS FILHO - UNIFOR, YURI NEKAN SOARES FONTES - UNIFOR, MONIQUE MAGNAVITA BORBA DA FONSECA CERQUEIRA - UNEB
Apresentação/Introdução Diabetes Mellitus é importante problema de saúde pública. Alternativas para autocuidado torna-se imprescindível. A Tecnologia4.0 permite internet mais integrada no cotidiano das pessoas. Pode ser ferramenta no controle da DM, incentivando a prevenção da saúde. O AppD2, por meio da análise das imagens do pé do paciente com DM, prediz o risco de complicações e orienta ações para a prevenção.
Objetivos O objetivo deste estudo foi estimar a usabilidade, a aceitabilidade, a utilidade e o Índice de Validade do Conteúdo do App D2
Metodologia O desenvolvimento do aplicativo seguiu quatro etapas: na primeira, foi realizado um estudo bibliográfico dos artigos sobre o tema e um levantamento dos aplicativos sobre diabetes disponíveis nas lojas GooglePlay e AppleStore; na segunda, foram realizadas coleta e classificação de imagens para a elaboração de um modelo de classificação por imagem; na terceira a concepção e o desenvolvimento do aplicativo e, finalmente foi proposto para a quarta e última, a avaliação com os especialistas da saúde com base no teste de usabilidade. Foi realizado estudo descritivo do tipo inquérito. A população do estudo foi composta por profissionais de saúde de diferentes unidades de Atenção Primária à Saúde.
Resultados Participaram do estudo 20 profissionais de saúde de diferentes unidades de saúde, em diferentes municípios da Federação. Para pontuação da avaliação da aceitabilidade, usabilidade e utilidade, valores mais próximos de 4 indicam um aplicativo totalmente adequado. De forma geral, a Aceitabilidade apresentou média de 3,6; a Usabilidade 3,5 e Utilidade 3,3. O Índice de Validade do Conteúdo para novos instrumentos recomenda-se a concordância mínima de ≥ 0,80. A avaliação geral do AppD2 apresentou IVC = 0,88.
Conclusões/Considerações O App D2 atende aos requisitos de usabilidade, aceitabilidade e utilidade para a utilização no mundo real, podendo auxiliar profissionais da saúde e pacientes com Diabetes Mellitus no gerenciamento do autocuidado e prevenção de complicações por úlceras nos pés. Os testes realizados com o AppD2 permitiram predizer sua utilidade e aplicabilidade voltada para Atenção Primária à Saúde.
|