SA9.3 - TECNOLOGIAS DIGITAIS EM SAÚDE (TODOS OS DIAS)
|
41265 - INFORMAÇÃO PARA GESTÃO DA ATENÇÃO À SAÚDE: RELATO DA EXPERIÊNCIA DE USO E DIVULGAÇÃO SOBRE O PORTAL+ ADRYELLEN CAROLINE BEZERRA DA SILVA - UFBA, ARIANE GOMES DA SILVA - UFBA, MARILUCE KARLA BOMFIM DE SOUZA - UFBA, ANA RITA CLEMENTE SANTANA CONCEIÇÃO - SMS/SALVADOR
Período de Realização Vivência realizada durante os meses de abril à maio/2022 no Distrito Sanitário de Brotas (DSBRT)
Objeto da experiência Experiência sobre o desenvolvimento de atividades de sensibilização para o uso do Portal+ como sistema de informação para gestão da atenção à saúde
Objetivos Discorrer acerca da experiência sobre o desenvolvimento de atividades de sensibilização para o uso do Portal+ como sistema de informação para gestão da atenção à saúde, realizadas com profissionais de Unidades de Saúde do DSBRT, município de Salvador/BA.
Metodologia Experiência de dois residentes do primeiro ano do Curso de Especialização em Saúde Coletiva sob forma de Residência com concentração em Planejamento e Gestão em Saúde do Instituto de Saúde Coletiva/UFBA, desenvolvida em 3 Unidades de Saúde (DSBRT/Salvador/BA), período de Abril a Maio/2022, sob acompanhamento da preceptora do serviço e docente supervisora. Foi feito acesso ao Portal e utilizado o software Powerpoint para preparação do material para uso nas reuniões.
Resultados Foi realizado o acesso e apropriação do Portal, e em cada reunião na unidade foi feita interação e apresentação da realidade de cada território para os profissionais das equipes de saúde. O conhecimento de um novo sistema de informação que auxilia na gestão da atenção à saúde reforçou a importância dos dados do território, registro e produção de relatórios, bem como sobre o seu uso para os gerentes de unidade quanto aos profissionais das equipes, agregando sobre planejamento e gestão em saúde.
Análise Crítica A plataforma Portal+ é preenchida pelos agentes comunitários de saúde, através de formulários eletrônicos disponibilizados em tablets, por substituição da ficha de papel, otimizando o tempo e viabilizando a construção de relatórios, portanto, seu uso deve ser destacado para dar subsídio na gestão e aprimoramento do processo de trabalho. As reuniões foram realizadas para estímulo sobre uso, qualidade e importância da informação para o planejamento e gestão.
Conclusões e/ou Recomendações O conhecimento e a importância do uso da informação precisam ser estimulados, mediante estratégias de aproximação, interação e feedback com os profissionais e gestores, a fim de subsidiar as tomadas de decisões, como fator determinante para desenvolvimento de ações em saúde. Embora com necessárias atualizações na ferramenta, há que aproveitar os recursos existentes e utilizá-los a favor do processo de trabalho e de gestão.
|