Sessão Assíncrona


SA9.3 - TECNOLOGIAS DIGITAIS EM SAÚDE (TODOS OS DIAS)

41088 - USERCEO: APLICATIVO MOBILE PARA AVALIAÇÃO DOS CENTROS DE ESPECIALIDADES ODONTOLÓGICAS
MATHEUS LUCAS VIEIRA DO NASCIMENTO - UFPE, AMANDA MARIA CHAVES - UFPE, ALLANE TENÓRIO BRANDÃO DA SILVA NASCIMENTO - UFPE, LAÍS EDUARDA SILVA DE ARRUDA - UFPE, GABRIELA DA SILVEIRA GASPAR - UFPE, NILCEMA FIGUEIREDO - UFPE, ROSALVA RAIMUNDO DA SILVA - FIOCRUZ/PE, IRANI DE FARIAS CUNHA JÚNIOR - UFPE, ZÉLIA DE ALBUQUERQUE SEIXAS - UFPE, DANILO RODRIGUES DE SOUZA ALMEIDA - UFPE


Apresentação/Introdução
Os Centros de Especialidade Odontológica (CEO) são objeto de vários estudos acadêmicos e técnicos, principalmente de caráter avaliativo. O uso de tecnologias mobile permitem um maior nível de entregas de informação de interatividade, permitindo assim que a avaliação do usuário seja realizada em grandes escalas, com maior conveniência e portabilidade.

Objetivos
O presente trabalho teve por objetivo, desenvolver um aplicativo para dispositivos móveis capaz de avaliar o grau de satisfação de usuários dos serviços do CEO.

Metodologia
O aplicativo foi construído por meio do React Native, as linguagens de programação utilizadas foram Java script 5 e Typescript. O desenvolvimento do aplicativo levou em consideração as seguintes funcionalidades: Login; Layout; e Sessões. Os testes de usabilidade foram realizados através do que é preconizado da Heurística de Nielsen (Normal Nielsen Group, 2014 – versão 3.0, 2020).

Resultados
O desenvolvimento do aplicativo ocorreu para os três principais frameworks propostas, incluindo os questionários para os usuários. Depois da concepção do aplicativo, os testes de usabilidade da ferramenta foram realizados, alcançando conceitos satisfatórios e tornando possível a realização de testes com usuários.

Conclusões/Considerações
O aplicativo móvel UserCEO, objeto desse estudo, mostrou-se eficaz ao que se propõe, embora desafios possam ser detectados quando da sua utilização em maior escala. Entre as potencialidades encontradas estão a poder dar voz ao usuário, criar a aproximação e aumentar o vínculo além, de ser um importante aliado para a comunicação, mostrando-se como um ponto de feedback para os serviços de saúde