SA9.3 - TECNOLOGIAS DIGITAIS EM SAÚDE (TODOS OS DIAS)
|
40841 - EDUCAÇÃO EM SAÚDE: UMA EXPERIÊNCIA NAS REDES SOCIAIS LORENA DE CARVALHO ALMEIDA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE SALVADOR, BA, MAGNO CONCEIÇÃO DAS MERCÊS - UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA, CAMPUS I, SALVADOR
Período de Realização Este relato refere-se à experiência vivenciada no período de outubro de 2019 à dezembro de 2021.
Objeto da experiência O uso das redes sociais como um instrumento para realização de educação em saúde voltado para a comunidade de uma Unidade de Saúde da Família.
Objetivos Relatar a experiência do uso das redes sociais para a educação em saúde, durante a atuação profissional numa Unidade de Saúde da Família do Distrito Sanitário do Subúrbio Ferroviário do município de Salvador, no período de outubro de 2019 à dezembro de 2021.
Metodologia Foi utilizada a plataforma digital Instagram para divulgar informações sobre saúde. O público-alvo foi à população da área de abrangência de uma unidade de saúde da família do Distrito Sanitário do Subúrbio Ferroviário do município de Salvador, Bahia, no período de outubro de 2019 à dezembro de 2021. A divulgação da rede social foi realizada durante os atendimentos pelos profissionais de saúde e pelos Agentes Comunitários de Saúde, e posteriormente pelos próprios membros da rede social.
Resultados A rede social atendia inicialmente a comunidade da área de abrangência da unidade de saúde, porém depois houve a integração de novos participantes de diferentes municípios. Os temas postados eram escolhidos, conforme a necessidade dos participantes, que sugeriam os temas nas postagens dos stories, abertos antes das publicações. A interação era percebida por meio dos comentários, curtidas, compartilhamentos e posts salvos, além de questionamentos particulares feitos no direct.
Análise Crítica A educação em saúde por meio do Instagram foi uma estratégia complementar importante na ampliação de conhecimentos e participação ativa da comunidade no processo saúde-doença, evidenciando uma maior aproximação dos participantes com o profissional de saúde. Embora, seja uma tecnologia de fácil acesso, muitos indivíduos da comunidade não utilizavam essa ferramenta, por dificuldades econômicas, pessoais e letramento digital, o que limitou o uso da informação para um grupo específico.
Conclusões e/ou Recomendações A interação por meio do Instagram é uma estratégia de grande importância para ampliação de informações em saúde e aproximação da comunidade, incluindo principalmente adolescentes, que ainda tem baixa adesão aos serviços de saúde. Sugere-se o treinamento para as pessoas que desejam utilizar as redes sociais, como forma de ampliar o público, bem como pensar em estratégias de acesso a internet gratuita para o acesso a informações de saúde.
|