Sessão Assíncrona


SA9.3 - TECNOLOGIAS DIGITAIS EM SAÚDE (TODOS OS DIAS)

40687 - A TECNOSSOCIALIDADE NO QUOTIDIANO DE PROFISSIONAIS DA ATENÇÃO PRIMÁRIA E A PROMOÇÃO DA SAÚDE ÀS FAMÍLIAS NA PANDEMIA DE COVID-19
TAMIRES CAROLINA SILVA - MESTRA PELO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI, CAMPUS CENTRO-OESTE (UFSJ/CCO), DIVINÓPOLIS-MG, BRASIL, SELMA MARIA DA FONSECA VIEGAS - DOCENTE ADJUNTO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI, CAMPUS CENTRO-OESTE (UFSJ/CCO). DIVINÓPOLIS-MG, BRASIL, TAMIRES CAROLINA SILVA - MESTRA PELO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI, CAMPUS CENTRO-OESTE (UFSJ/CCO), DIVINÓPOLIS-MG, BRASIL, SELMA MARIA DA FONSECA VIEGAS - DOCENTE ADJUNTO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI, CAMPUS CENTRO-OESTE (UFSJ/CCO). DIVINÓPOLIS-MG, BRASIL


Apresentação/Introdução
A equipe da Atenção Primária à Saúde incorpora tecnologias no trabalho quotidiano para assistência e acompanhamento da população adscrita. A tecnossocialidade pode ser utilizada no quotidiano de profissionais, para intervenções de promoção da saúde, educação e cuidado. Em tempos de pandemia de COVID-19, tornaram-se relevante devido às medidas preventivas de distanciamento e isolamento social.

Objetivos
Compreender a tecnossocialidade no quotidiano de profissionais da Atenção Primária à Saúde e sua relação com a promoção da saúde às pessoas e famílias.

Metodologia
Trata-se de estudo de casos múltiplos integrado-qualitativo, incorporando três casos, fundamentado na Sociologia Compreensiva do Quotidiano, originado de uma dissertação de mestrado, com inclusão de 47 profissionais, sendo 39 de equipes da Estratégia Saúde da Família e oito informantes-chave que são profissionais de unidades de referência. As fontes de evidências foram a entrevista individual aberta, com roteiro semiestruturado, realizada de forma presencial e/ou remota pela plataforma Google Meet, e as notas de campo. Para a análise dos dados, adotou-se a Análise de Conteúdo Temática em consonância com à técnica analítica da síntese cruzada dos casos.

Resultados
A tecnossocialidade se faz presente no quotidiano de profissionais. O contexto pandêmico contribuiu para a aceleração do uso da tecnossocialidade, representando uma forma alternativa para a continuidade do cuidado, educação e promoção da saúde; a comunicação entre profissionais, gestores e profissionais e usuários; a redução da necessidade de contatos presencias; a otimização do tempo do profissional; a possibilidade de monitoramento de casos suspeitos e confirmados de COVID-19. A elaboração do protocolo para organizar o trabalho com o uso do aparelho celular é uma necessidade. Há carência de apoio da gestão e infraestrutura e a alta disseminação de notícias falsas nas redes sociais.

Conclusões/Considerações
A tecnossocialidade vem conquistando seu espaço no quotidiano. No campo da promoção da saúde sua utilização proporciona a manutenção de exercícios de estimulação e atividades físicas, o controle de grupos de riscos e o compartilhamento de informação em saúde. Contudo, as fake news foram consideradas um dos maiores prejuízos da utilização das redes sociais na pandemia.