SA9.3 - TECNOLOGIAS DIGITAIS EM SAÚDE (TODOS OS DIAS)
|
39654 - SISTEMA DE MONITORAMENTO ONLINE DA SAÚDE DO PACIENTE – SAÚDE ON KARLA MARIA MARTINS BRITO GAMA - FESF-SUS, EDUARDO TELMO FONSECA SANTOS - IFBA, ANTÔNIO CARLOS DOS SANTOS SOUZA - IFBA, RAIMUNDO JORGE ABREU DE JESUS - IFBA, IGOR ALEXANDRE DE LIMA - IFBA, SAMUEL DOS SANTOS SILVA - MDS, ISABELLE MATOS PINHEIRO - IFBA
Apresentação/Introdução O Projeto Saúde On consiste no desenvolvimento de tecnologias de Internet das Coisas (IoT), oferecendo um sistema embarcado para monitoramento remoto e domiciliar dos sinais vitais do paciente (coleta pelos sensores via bluetooth); lembrete da administração do medicamento ou cuidado; notificação de sinal de emergência ou queda do paciente; e agendamento de visita dos profissionais.
Objetivos Tem como objetivo o desenvolvimento de tecnologia de internet das coisas (IOT) e embarcado de baixo custo para monitoramento remoto na atenção domiciliar do SUS.
Metodologia Inicialmente foram executadas as atividades de estudo das normas técnicas e estado da arte em monitoramento de sinais vitais.
Ainda no desenvolvimento do software Web, os ajustes foram realizados em conformidade com requisitos e vivência de atenção domiciliar da equipe FESF-SUS (plano terapêutico singular - PTS, prescrição médica e agenda profissional), seguidos pelos testes de integração, performance e validação.
No momento, o protótipo está em fase de testes de integração.
Resultados Espera-se desenvolver um MVP (Mínimo Projeto Viável) que contará com uma interface amigável via internet e sistema micro processado para aquisição e transmissão de dados biomédicos. O projeto é inovador, porque não existe solução semelhante no mercado e justifica-se pelo melhor atendimento ao paciente, otimização do uso dos leitos hospitalares, redução de custos com perdas e minimização de riscos severos por falta de acompanhamento continuado do paciente.protótipo.
Conclusões/Considerações O Sistema de Monitoramento Online da Saúde do Paciente- Saúde On, representa uma solução que dialoga com a necessidade de qualificação da atenção domiciliar através de uma tecnologia de baixo custo. Representando também uma potente ferramenta de gestão do cuidado, dando um suporte tanto para o cuidador familiar quanto para a equipe de saúde.
|