SA9.3 - TECNOLOGIAS DIGITAIS EM SAÚDE (TODOS OS DIAS)
|
38934 - DESENVOLVIMENTO DE UM PAINEL INTERATIVO PARA VISUALIZAÇÃO DE DADOS DO ELSI-BRASIL EVANDRO AUGUSTO RUBERT ROZA - UFMG, LETÍCIA CAVALARI PINHEIRO - FIOCRUZ MINAS
Apresentação/Introdução Dados de grandes estudos com foco na população idosa podem subsidiar políticas voltadas à essa população no Brasil, um dos países que mais envelhecem demograficamente. Segundo dados do ELSI-Brasil, 40% dos idosos possuem alguma doença crônica e 30% possuem duas ou mais. Diante disto, apresentação gráfica (visual) de dados sobre doenças crônicas na população idosa do Brasil é de grande relevância.
Objetivos Construção de painel interativo que permita a visualização em forma gráfica de indicadores que retratem as condições de vida e saúde da população idosa brasileira, construídos a partir do ELSI-Brasil, com comparações entre sexos e faixas etárias.
Metodologia Os dados são do Estudo Longitudinal de Saúde do Idoso, estudo de coorte de base populacional representativo para a população nacional de 50 anos ou mais, que trás informações sobre o processo de envelhecimento e saúde, determinantes psicossociais e econômicos e consequências sociais. A linha de base foi realizada entre 2015 e 2016 e a segunda onda entre 2018 e 2019.
São utilizadas medidas de prevalência, média e mediana para resumir os dados. Os gráficos são construídos de acordo com o tipo de variável, sendo os gráficos de barras os mais usados. A implementação é feita no software R4.1.1, com a utilização dos pacotes “ggplot2”, “dplyr” para os gráficos e “shiny” para a aplicação web.
Resultados Foram selecionadas variáveis relevantes do ELSI-Brasil, inicialmente referentes doenças e indicadores de saúde dos idosos brasileiros. Elas foram estratificadas por sexo e por categorias de faixa etária. As medidas resumo adequadas foram calculadas, sendo a mais frequente a prevalência de determinada condição. Gráficos foram construídos, observando alguns dos princípios de Gestalt, para exibir estas medidas de forma clara e adequada, além de possibilitar a comparação entre os estratos propostos.
A aplicação web foi implementada, de modo que o usuário pode selecionar as variáveis e as estratificações de interesse para que a visualização dos dados em forma gráfica resultante seja exibida.
Conclusões/Considerações A visualização dos dados do ELSI de forma clara e acessível tem o potencial de tornar os dados deste importante estudo da população idosa brasileira mais acessíveis e compreensíveis para a população em geral e para pesquisadores, permitindo levantar interessantes hipóteses de pesquisas. Incorporar a aplicação ao site do ELSI e ampliar este tipo de painel de visualização de indicadores a outros estudos é um grande passo de divulgação científica.
|