Sessão Assíncrona


SA9.3 - TECNOLOGIAS DIGITAIS EM SAÚDE (TODOS OS DIAS)

38264 - HISTÓRICO RECENTE DA SAÚDE DIGITAL NO BRASIL
NADYELLE ELIAS SANTOS ALENCAR - UFC


Apresentação/Introdução
A Saúde Digital (SD), também conhecida por e-Health ou e-Saúde, compreende o desenvolvimento e uso de tecnologias aplicadas à saúde, englobando dispositivos móveis, inteligência artificial e sistemas de teleconferências, dentre outros. Além de oferecer apoio clínico e diagnóstico, as soluções digitais qualificam cuidado e orientam a gestão na tomada de decisão sobre matérias relacionadas à saúde

Objetivos
Refletir sobre o histórico recente das iniciativas, política e estratégias de SD incorporadas ao SUS.

Metodologia
Ensaio teórico construído com base em revisão narrativa, a partir de publicações e documentos oficiais sobre a saúde digital no Brasil.

Resultados
Como marco inicial, os sistemas de informação e a criação de um departamento de informática para a gestão das informações em saúde (DATASUS) abriram o caminho para o que viria a calhar nas décadas seguintes. Diante da ampliação dos dados e das dificuldades de integração, interoperabilidade e democratização do acesso, em 2015, foi lançada a Política Nacional de Informação e Informática em Saúde (PNIIS). Nos anos subsequentes, a Estratégia e-Saúde, o Plano de Ação, Monitoramento e Avaliação (PAMA) e a criação da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS) foram passos importantes para o avanço da SD no país.

Conclusões/Considerações
A universalidade de acesso, integralidade da assistência e integração executiva das ações, defendidas constitucionalmente, têm sido favorecidas pelo advento da SD no país. Entretanto, lacunas apontam para a necessidade de mais investimentos, capacitação profissional e manutenção da infraestrutura dos serviços.