SA9.2 - AVALIAÇÃO E INCORPORAÇÃO DE TECNOLOGIAS EM SAÚDE (TODOS OS DIAS)
|
44641 - REVISÃO SISTEMÁTICA SOBRE O EFEITO DO PROGRAMA ESCOLAR DE PREVENÇÃO AO USO DE DROGAS KEEPIN’IT REAL: TRADUZIDO E IMPLEMENTADO NO BRASIL PELO PROERD JULIANA Y. VALENTE - UNIFESP, ZILA M. SANCHEZ - UNIFESP, PATRICIA GALVÃO - UNIFESP, JULIA DELL - UNIFESP
Apresentação/Introdução O Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD) é o programa escolar de prevenção mais disseminado no Brasil, seu atual currículo é baseado no programa norte-americano Keepin’it REAL (kiR). Não há na literatura evidência de efetividade do PROERD na prevenção ao uso de drogas, sendo necessários estudos complementares que auxiliem a compreensão desses achados.
Objetivos Sintetizar as evidências disponíveis na literatura sobre a efetividade do kiR a fim de contribuir para o entendimento dos achados de não-efetividade do programa, bem como sobre continuidade desta versão do programa como política pública.
Metodologia Uma revisão sistemática da literatura foi realizada em quatro bases de dados, resultando em 105 artigos que foram revisados. Primeiramente, os títulos e resumos foram verificados para averiguar se preenchiam os critérios de inclusão e exclusão. Depois os artigos selecionados foram analisados por completo para verificar se realmente seriam inseridos nas análises da revisão. Todos os artigos foram revisados por pelo menos dois autores verificando a concordância em relação a inclusão dos mesmos no estudo, bem como em relação a extração de dados e avaliação da qualidade. Em caso de divergência entre os autores, um terceiro autor sênior foi consultado.
Resultados Dos 17 artigos selecionados, evidenciou que: 1. A quase totalidade dos artigos avaliaram o efeito do kiR aplicado por professores, e não aplicado por policiais; 2. As versões adaptadas do kiR são mais efetivas; 4. Foram encontradas evidências favoráveis do kiR na prevenção ao uso de drogas para o currículo do 7ºano, que contrariam os resultados de efeito nulo do PROERD; 5. Não foram encontradas evidencias internacionais do efeito do kiR no currículo do 5ºano, assim como o estudo do PROERD; 6. A maioria dos artigos reporta achados de estudos realizados nos EUA; e 7. Todos os artigos de avaliação identificados têm entre os autores algum dos desenvolvedores do programa.
Conclusões/Considerações Os resultados denotam consistente evidencia de efetividade do kiR na redução do uso de drogas no sétimo ano, entretanto não para os alunos do quinto ano, além de ressaltar a importância da adaptação cultural para a efetividade do programa. Sugere-se que revisões no currículo do 7º ano do PROERD para que ele possa refletir os resultados internacionais e que o currículo do 5º ano posso ser repensado considerando as evidencias negativas internacionais.
|