Sessão Assíncrona


SA9.2 - AVALIAÇÃO E INCORPORAÇÃO DE TECNOLOGIAS EM SAÚDE (TODOS OS DIAS)

44419 - CONSTRUÇÃO DE UMA TECNOLOGIA MONTESSORIANO PARA CRIANÇAS ATENDIDAS EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE
LILIANE DE CARVALHO TORRES HOLANDA - UNIVERSIDADE DE FORTALEZA, MARILENE ALVES OLIVEIRA GUANABARA - UNIVERSIDADE DE FORTALEZA, HERLA MARIA FURTADO JORGE. - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ, ALEXANDRA KERLEY DE CASTRO DO VALE - UNIVERSIDADE DE FORTALEZA, ANTONIA HELENA DE OLIVEIRA NASCIMENTO - UNIVERSIDADE DE FORTALEZA, MYRIAN DOS SANTOS SOARES - UNIVERSIDADE DE FORTALEZA, JOSÉ HERMESON NASCIMENTO DA SILVA - UNIVERSIDADE DE FORTALEZA, CLEANDRO MATOS DA SILVA - UNIVERSIDADE DE FORTALEZA, ANA KAROLINE DA SILVA PINTO - UNIVERSIDADE DE FORTALEZA


Apresentação/Introdução
O método montessoriano é inovador e eficiente para valorizar a infância e proporcionar a individualidade, autonomia, imaginação e senso de responsabilidade da criança. O método incentiva a criatividade com painel e objetos posicionados na altura e ao alcance das crianças de forma lúdica e segura.

Objetivos
Construir um painel sensorial para crianças usuárias de uma unidade básica de saúde

Metodologia
: Este relato de experiência contribui para a criação de ambientes que favorecem a promoção da saúde. Foi realizado na disciplina internato em saúde coletiva da Universidade de Fortaleza no município de Fortaleza- CE, foi construída um painel sensorial para crianças atendidas na unidade básica de saúde, no período de maio a junho de 2022.

Resultados
A implantação do painel sensorial na sala de espera foi bem aceita pelas famílias e pelas crianças que esperavam atendimento e teve sua meta alcançada visto que tornou o tempo de espera prazeroso estimulando e respeitando as habilidades das crianças. O painel sensorial estimula e diverte as crianças, ajuda a entreter as crianças que esperam por atendimento na unidade básica de saúde. Após a implantação do painel, as crianças interagiram mais com outras crianças, reduziram o tempo no smartfone e os responsáveis ficaram mais tranquilos na espera por atendimento.

Conclusões/Considerações
: Por fim, evidencia-se que o painel sensorial divertiu e estimulou as crianças usuárias da Unidade básica de saúde, favorecendo a interação com outras crianças e fortalecendo o tato e a coordenação motora das crianças.