SA9.2 - AVALIAÇÃO E INCORPORAÇÃO DE TECNOLOGIAS EM SAÚDE (TODOS OS DIAS)
|
44169 - IMPLANTAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTA DE GESTÃO DO CUIDADO AO PRÉ-NATAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA LETÍCIA NUNES COCA DOS SANTOS - UNESP, MARIA JULIA ALVES - UNESP, ALINE ADRYANE MORISHIGUE BÁSSIGA DA CRUZ - UNESP, MARLI TERESINHA CASSAMASSIMO DUARTE - UNESP
Período de Realização A experiência teve início em maio de 2021 e continua em funcionamento até o presente momento.
Objeto da experiência Implantação e utilização de ferramenta de gestão do cuidado ao pré-natal em Unidade de Saúde da Família.
Objetivos Relatar experiência de implantação e utilização de ferramenta de gestão do cuidado ao pré-natal em Unidade de Saúde da Família, em município de pequeno porte no interior de São Paulo.
Metodologia A experiência teve início com a criação de planilha inteligente com informações importantes das gestantes, como idade, data da última menstruação, idade gestacional, data provável do parto, dados sobre a solicitação de exames, as datas das consultas, o atendimento odontológico e sobre vacinação. A planilha foi salva como um documento no Google Drive, que permite o acesso simultâneo em todos os computadores da unidade e a utilização de todos os membros da equipe.
Resultados A equipe passou por um momento de capacitação e iniciou o uso com certa resistência, no entanto após perceberem a facilitação do trabalho e o fortalecimento da assistência às gestantes, todos passaram a utilizar de forma rotineira. A utilização teve impacto também nos indicadores de pré-natal determinados pelo Programa Previne Brasil. O indicador referente ao número de consultas de pré-natal passou de 67% para 87,5%, já o indicador referente ao atendimento odontológico passou de 6% para 93%.
Análise Crítica Apesar da utilização ter sido bem sucedida e ter mostrado resultados positivos, tanto referentes a facilitação do processo de trabalho, quanto a melhoria dos indicadores, a grande rotatividade de funcionários e de alunos na unidade faz com que a capacitação sobre o uso da ferramenta seja constante.
Conclusões e/ou Recomendações A utilização dessa ferramenta de gestão do cuidado ao pré-natal contribuiu para uma melhor assistência às gestantes, minimizando erros e facilitando a realização e controle das ações de cuidado a essa população.
|