SA9.2 - AVALIAÇÃO E INCORPORAÇÃO DE TECNOLOGIAS EM SAÚDE (TODOS OS DIAS)
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42931 - TECNOLOGIA PARA O DIMENSIONAMENTO DE CENÁRIOS DE PRÁTICAS EM PROCESSOS DE INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO OSMAR ARRUDA DA PONTE NETO - PONTE NETO, O.A. INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ-UVA, MARIA SOCORRO DE ARAÚJO DIAS - UVA, JOSÉ REGINALDO FEIJÃO PARENTE - UVA/ESP-VS, KARINA OLIVEIRA DE MESQUITA - ESP-VS, MARIA JOSÉ GALDINO SARAIVA - ESP-VS, JOSÉ CLAUBER MATOS BRAYNER - FLF, REGINA CELIA CARVALHO DA SILVA - PMS, MÁRCIA MARIA SANTOS DA SILVA - HRN, FRANCISCO ELDER ESCOSSIO DE BARROS - ESP-VS, LIELMA CARLA CHAGAS DA SILVA - UVA/ESP-VS
Período de Realização Relato de experiência desenvolvido de 2019 a 2022.
Objeto da experiência Desenvolvimento de tecnologia para o dimensionamento da capacidade instalada de serviços enquanto cenários de práticas da formação na saúde.
Objetivos Relatar o processo de elaboração e implementação de um modelo equacional para o dimensionamento da capacidade instalada de vagas para vivências de ensino-aprendizagem na Atenção Primária à Saúde do município de Sobral, Ceará.
Metodologia Participaram discentes, docentes, gestores e trabalhadores. A construção do modelo levou em consideração as variáveis: nº de consultórios, área dos consultórios, nº total de trabalhadores, nº de profissionais e nº de atendimentos. A identificação das variáveis ocorreu com uso de instrumento preenchido pelos gestores das unidades. Na implementação foi feita a articulação com as IES e os serviços para atualização das vagas, conforme as demandas das instituições e a realidade do sistema de saúde.
Resultados A utilização deste modelo equacional permitiu que IES e serviços articulassem-se de forma mais efetiva, com uma melhor organização dos processos de ensino-aprendizagem, fortalecendo a integração ensino-serviço-comunidade. Ademais, o uso de um modelo objetivo para análise da capacidade instalada promoveu a melhor distribuição das vagas para estágios e outras vivências práticas, evitando a superlotação dos serviços, considerando as necessidades de formação dos estudantes e dos serviços.
Análise Crítica O desenvolvimento da equação visa garantir o acesso e qualidade dos serviços de saúde como cenários de ensino-aprendizagem, sem prejuízo ao objetivo primeiro dos serviços de saúde que é a garantia da qualidade de um cuidado ético, gentil e resolutivo. A ousadia de deste objetivo implica em planejamento estratégico e colaborativo entre sistema de saúde e IES, considerando a capacidade instalada dos serviço, preocupando-se com as necessidades dos estudantes, dos trabalhadores da saúde e dos usuários.
Conclusões e/ou Recomendações O desafio posto é o de evitar a superlotação ou a sublotação dos cenários de práticas durante as vivências de aprendizagem. Dessa forma, conclui-se que esta experiência de ordenamento de fluxo pedagógico e de gestão permite qualificar as práticas de planejamento das ações no âmbito da regulação das práticas de ensino-aprendizagem.
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