Sessão Assíncrona


SA9.2 - AVALIAÇÃO E INCORPORAÇÃO DE TECNOLOGIAS EM SAÚDE (TODOS OS DIAS)

42712 - MAPEAMENTO DA CAPACIDADE INSTALADA DA REDE DE ATENÇÃO À SAÚDE - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE – SMS/SALVADOR-BA.
EDNIR ASSIS SOUZA - EENF_UFBA, GISELLE ALVES DA SILVA TEIXEIRA - EENF_UFBA, LIVIA ANGELI SILVA - EENF_UFBA, TATIANE ARAÚJO SANTOS - EENF_UFBA, FLÁVIA DANIELA MIRANDA DE MATOS - SMS SALVADOR, MELICIA SILVA REIS GÓES - SMS SALVADOR, DIEGO DA SILVA ANDRADE - EENF_UFBA, CÉLIA COUTO LOMANTO - EENF_UFBA, HANNA GABRIELLE MOREIRA DOS SANTOS - USSAL


Período de Realização
Em 2021, a SMS demandou apoio às ações de ordenamento dos campos de práticas, estágios e residências.

Objeto da experiência
Surge a ideia de cartografar a rede de atenção à saúde, para identificar condições objetivas de desenvolvimento de atividades práticas, estágios e residências.

Objetivos
Propôs-se mapear a rede de atenção à saúde, através da criação de instrumentos de coleta e armazenamento de dados que produzissem informações atualizadas das unidades/campos, do ponto de vista físico, assistencial e de recursos humanos.

Metodologia
Trata-se de experiência extensionista em curso, que conta com docentes e discentes, equipes gestoras da SMS, de Núcleos de Gestão do Trabalho e Educação e de Unidades da Rede de Atenção. A elaboração da cartografia da rede, demandou a tipificação e caracterização das unidades para criação de instrumentos digitais amistosos de armazenamento e coleta de informações de interesse. Para testagem e adequação dos instrumentos foi realizada em 2022, oficina piloto em distrito sanitário, previamente eleito.

Resultados
Os resultados iniciais apontam positivamente para a construção coletiva dos instrumentos; adequação, inteligibilidade e fácil manuseio desses ante propósito estabelecido; possibilidade concreta de captação e armazenamento atualizado das informações de interesse para análise e tomada de decisão na oferta dos campos, considerando o atendimento mútuo das necessidades de formação e atenção à saúde. Contudo, o percentual de devolutiva do instrumento por parte dos participantes pós oficina foi de 33%.

Análise Crítica
O projeto de extensão em desenvolvimento com equipe UFBA, SMS, Nugets, gestores e representantes das unidades de saúde é reconhecido como potente na produção de espaços para o debate e ações de fortalecimento da atenção à saúde. Todavia, a experiência da oficina piloto revelou que a baixa adesão na resposta ao instrumento de coleta de informações aponta para o nível de prioridade dado pela gestão dos serviços à educação permanente, notadamente na perspectiva ensino-serviço.

Conclusões e/ou Recomendações
O fortalecimento da atenção à saúde atravessa a formação, em constante diálogo entre trabalho e necessidades locorregionais. Salvador, município estratégico para a macrorregião Leste e sede de região de saúde, tem, no campo da saúde coletiva, a missão de conduzir os processos de ocupação da rede de atenção à saúde, via decisões qualificadas e tempestivas, salvaguardando o interesse público em saúde.