Sessão Assíncrona


SA9.2 - AVALIAÇÃO E INCORPORAÇÃO DE TECNOLOGIAS EM SAÚDE (TODOS OS DIAS)

42629 - TECNOLOGIAS NO CUIDADO EM SAÚDE COMO ESTRATÉGIA NO FORTALECIMENTO DA ATENÇÃO BÁSICA
LUANA VERENA LUZ VERAS - FACULDADE UNINTA ITAPIPOCA-CE, ISADORA MENEZES GONÇALVES - FACULDADE UNINTA ITAPIPOCA-CE, SAMMILY DA SILVA FREIRE - FACULDADE UNINTA ITAPIPOCA-CE, LUCIJANE VICENTE FERREIRA - FACULDADE UNINTA ITAPIPOCA-CE, FRANCISCO JOSÉ DE LUNAS JÚNIOR - FACULDADE UNINTA ITAPIPOCA-CE


Período de Realização
Estudo realizado por estudantes de enfermagem em maio de 2022.

Objeto da experiência
Construção de uma tecnologia leve-dura, em forma de uma cartilha ilustrada, digital, online e gratuita.

Objetivos
Relatar a experiência em saúde coletiva sobre a construção de uma tecnologia em saúde para informar e orientar sobre os princípios e diretrizes da Política Nacional de Atenção Básica.

Metodologia
Trata-se de um estudo descritivo, de abordagem qualitativa, do tipo relato de experiência, realizado a partir da elaboração de uma cartilha educativa com o título Política Nacional de Atenção Básica: você conhece seus direitos? Como deve ser na prática?. Baseada na Portaria nº 2.436 de 2017, em relação a aplicação dos princípios e diretrizes. A elaboração da ferramenta foi realizada por discentes de enfermagem, como metodologia da disciplina de Políticas Públicas e Sociedade.

Resultados
A cartilha permitiu aprendizado significativo em forma de recurso tecnológico, inovador e pedagógico em saúde, possibilitando a integração entre professores, discentes e comunidade. O produto apresentou informações em forma de figuras e textos com conteúdos acessíveis apresentando a história da personagem Naby ao se deparar com os princípios de Igualdade, Universalidade e Equidade e diretrizes como Territorialização, População adscrita, cuidado centrado na pessoa, Longitudinalidade entre outros.

Análise Crítica
A utilização de tecnologias para melhoria da assistência em saúde vem se tornando instrumentos promissores, pois promovem uma melhor operacionalização do cuidado. Ressalta-se que o uso de tecnologias em saúde como as leves-duras exemplificadas pela construção de cartilhas educativas é fundamental na compreensão de conhecimentos técnico-científico e permitem uma melhor interação com o usuário, principalmente na atenção básica.

Conclusões e/ou Recomendações
A experiência oportunizou o contato positivo com a tecnologia em saúde, ao confirmar a necessidade de novos instrumentos para fortalecimento da atenção básica junto à comunidade. Como também permitiu o pensamento e reflexão dos estudantes sobre a PNAB, abrindo espaços de diálogos sobre o acesso aos serviços de saúde da atenção primária ampliando assim o conhecimento extramuro da Universidade.