Sessão Assíncrona


SA9.2 - AVALIAÇÃO E INCORPORAÇÃO DE TECNOLOGIAS EM SAÚDE (TODOS OS DIAS)

41470 - ANÁLISE DE CUSTO DE TRATAMENTO PARA PACIENTES COM DIAGNÓSTICO DE CÂNCER DE PRÓSTATA COM RECIDIVA BIOQUÍMICA SUBMETIDO AO [68GA] PSMA - PET-CT
MARCIA MARIA DINIZ PONTES PAIVA - IPEN CNEN-SP, LORENA POZZO - IPEN CNEN-SP


Apresentação/Introdução
A Recidiva Bioquímica (RB) do câncer de Próstata (CP) já tratado é identificada através da elevação do Antígeno Prostático Específico (PSA). A tecnologia [68Ga] PSMA PET-CT é um método diagnóstico não invasivo realizado no momento da RB que pode evidenciar a localização da doença e sua extensão para otimização do tratamento.

Objetivos
O objetivo do presente trabalho foi analisar o custo de tratamento para pacientes com diagnóstico de primeira recidiva bioquímica de câncer de próstata após a realização de [68Ga] PSMA PET-CT sob a perspectiva do Sistema Único de Saúde.

Metodologia
Levantamento bibliográfico de revisões sistemáticas até o ano de 2021 para elaboração do cenário de restadiamento diagnóstico 1, considerando o exame [68Ga] PSMA PET-CT. Revisão de diretrizes e guidelines para o cenário 2, considerando o Método Padrão de Imagem (Tomografia Computadorizada, Ressonância Magnética e Cintilografia Óssea). Aplicação de formulário (Delphi) a painel de especialistas para criar modelo de tratamento para cada cenário. Neste trabalho, foi usada a Tabela Unificada de Procedimentos do SUS como referencia para levantamento dos custos de cada tratamento.

Resultados
Cenário de restadiamento diagnóstico 1 com 4 possibilidades: Doença localizada (DL) , Linfonodos pélvicos (LP), Oligometástases e Metástases. Cenário de restadiamento diagnóstico 2: DL e metástases. Conforme painel de especialistas os tratamentos seriam os seguintes: DL: Radioterapia (RT) de resgate, LP: RT de resgate, Terapia de privação androgênica (TDA) ou Tratamento Sistêmico (medicamentos e RT), Oligometástases: Tratamento Sistêmico, Radiocirurgia Estereotáxica Corpórea (SBRT) e TDA, Metástases: Quimioterapia, Terapia Combinada (medicamentos e hormânios) ou TDA. Resultado negativo ou duvidoso: A RT de Resgate ou Pélvica será utilizada considerando os aumentos consecutivos do PSA.

Conclusões/Considerações
A análise dos custos dos tratamentos para pacientes em primeira recidiva bioquímica demonstram que os gastos são maiores no cenário 1 com custo total de R$ 264.965.465,00, após a realização do [68Ga] PSMA PET-CT e de R$ 123.585.612,72 no cenário 2, após o método de imagem padrão. Ainda são necessários estudos de seguimento prolongado do paciente após alteração de conduta resultante do [68Ga] PSMA PET-CT para verificação de custo-efetividade.