SA9.2 - AVALIAÇÃO E INCORPORAÇÃO DE TECNOLOGIAS EM SAÚDE (TODOS OS DIAS)
|
40567 - AVALIAÇÃO TÉCNICA DA P&D DE VACINAS COVID-19: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE TÉCNICOS DO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA NO ENFRENTAMENTO DA PANDEMIA EVANDRO DE OLIVEIRA LUPATINI - MINISTÉRIO DA SAÚDE, KARLA ANDREIA METTE WALDRICH TAUIL - MINISTÉRIO DA SAÚDE, GLÍCIA PINHEIRO BEZERRA - MINISTÉRIO DA SAÚDE, JOÃO PAULO ALVES OLIVEIRA - MINISTÉRIO DA SAÚDE, FELIPE NUNES BONIFÁCIO - MINISTÉRIO DA SAÚDE, PRISCILLA AZEVEDO SOUZA - MINISTÉRIO DA SAÚDE, MAX NÓBREGA DE MENEZES COSTA - MINISTÉRIO DA SAÚDE
Período de Realização Realizado de abril de 2020 a junho de 2020.
Objeto da experiência Relato de trabalhadores do Departamento de Ciência e Tecnologia (Decit) do Ministério da Saúde (MS) quanto às avaliações de vacinas covid-19.
Objetivos Avaliar tecnicamente o cenário global de vacinas covid-19 em desenvolvimento. Analisar a Encomenda Tecnológica (Etec) como instrumento para viabilizar a aquisição de vacina covid-19 e a transferência de tecnologia para produção nacional.
Metodologia Ciente de que a imunização seria importante ação no enfrentamento da pandemia, o Decit iniciou, em 04/2020, a análise técnica do cenário de pesquisa e desenvolvimento (P&D) de vacinas covid-19. Buscas em plataformas de registro de ensaios clínicos e na literatura publicada e cinzenta orientaram a coleta e análise de dados. Foram realizadas reuniões técnicas com áreas do MS, produtores nacionais e internacionais, bem como com outros atores do ecossistema de pesquisa, produção e inovação em saúde.
Resultados O Decit realizou buscas por artigos científicos, preprints, comunicados de impressa das empresas desenvolvedoras, bem como coletou e analisou dados que auxiliaram na avaliação do cenário de vacinas em desenvolvimento. Dezenas de reuniões foram realizadas para avaliar cenários e capacidades nacionais para a transferência de tecnologia e produção nacional de uma vacina. Junto à Fiocruz, identificou-se como promissora a vacina em desenvolvimento pela universidade de Oxford e AstraZeneca.
Análise Crítica Após reuniões científicas e análises técnicas, especialmente junto à Fiocruz, encontrou-se na Etec o instrumento adequado por meio do qual o Estado poderia adquirir o esforço de P&D destinado a encontrar solução não disponível no mercado. As análises técnicas do Decit contribuíram para a viabilização do instrumento que garantiu a aquisição de doses da vacina de Oxford pelo Brasil e a transferência da tecnologia para produção nacional por Bio-Manguinhos/Fiocruz.
Conclusões e/ou Recomendações O Decit contribuiu na avaliação de vacinas covid-19 em desenvolvimento, tendo apresentados elementos técnico-científicos para ações que viabilizaram a aquisição de milhões de doses da vacina. A transferência da tecnologia do imunizante é elemento imprescindível para a soberania da produção nacional de vacinas, fortalecimento do SUS e saúde da população.
|