Sessão Assíncrona


SA9.2 - AVALIAÇÃO E INCORPORAÇÃO DE TECNOLOGIAS EM SAÚDE (TODOS OS DIAS)

40350 - QUALIDADE E PRÉ-PROCESSAMENTO DOS DADOS DE PACIENTES COINFECTADOS COM TB-HIV NO ESPÍRITO SANTO – BRASIL
KARLLIAN KERLEN SIMONELLI SOARES - UFES, WILIAN HISATUGU - UFES, FERNANDA MATTOS DE SOUZA, ETHEL LEONOR NOIA MACIEL - UFES, ANILTON SALLES GARCIA - UFES, THIAGO NASCIMENTO DO PRADO - UFES


Apresentação/Introdução
A tuberculose (TB) é uma infecção respiratória considerada um problema de saúde pública. Um dos fatores para o aumento das taxas de incidência é a imunodeficiência causada pelo HIV, com 20 vezes maior o risco de infecção. O controle da TB ainda é ineficiente e precisa avançar quanto ao planejamento, monitoramento e avaliação das ações de saúde, com uma adequada análise da qualidade dos dados.

Objetivos
Analisar a qualidade dos dados e linkage de pacientes com TB/HIV notificados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) no período de 2016 a 2018.

Metodologia
Trata-se da análise de qualidade dos dados notificados no SINAN-TB, no Espírito Santo, período de 2016 a 2018. A completitude e consistência dos dados foi realizada; em seguida a limpeza dos dados, padronização das datas, do sexo, retirada dos acentos e erros nos nomes e nomes da mãe do paciente; como também a análise de duplicidade com completitude dos dados e deduplicação, onde foi averiguada a qualidade dos dados; por último foi realizado o linkage com o banco HIV para completitude dos dados de HIV, a limpeza do banco, deixando apenas os dados de coinfecção TB/HIV com uma nova análise de qualidade dos dados. Todas as análises foram realizadas pelo STATA 16, e faz parte do PRONEX.

Resultados
No período de estudo, 4428 registros de TB foram analisados; desses 375 casos eram duplicados e após o linkage com o banco HIV, restaram 332 casos de coinfecção. As análises de qualidade obtiveram uma completude de 100%, considerada satisfatória em 17 (89%) de variáveis obrigatórias e insatisfatória (02) no tipo extrapulmonar (que apresentou 33,8% nos coinfectados) e total de contatos identificados. A análise de completitude das variáveis essenciais foi satisfatória (com 70% de preenchimento), em 17 (74%) dos registros de coinfectados. As análises de consistência dos dados foi de 57% dos casos de coinfectados TB/HIV registrados com intervalo mínimo de 01 dia, nas três etapas.

Conclusões/Considerações
Os dados analisados apresentam uma completitude satisfatória na maioria das variáveis; melhoria da completitude após a análise de duplicidade, e diminuição da completitude nos casos de coinfecção TB/HIV. A consistência foi considerada insatisfatória, sendo imprescindível ações de capacitação aos profissionais envolvidos no diagnóstico e acompanhamento dos casos de pacientes coinfectados, com melhoria na qualidade da assistência.