SA9.2 - AVALIAÇÃO E INCORPORAÇÃO DE TECNOLOGIAS EM SAÚDE (TODOS OS DIAS)
|
40210 - CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS PADRÃO A SEREM IMPLANTADOS NA SALA DE VACINAÇÃO DE UM HOSPITAL REGIONAL ANTÔNIA DANIELLY MOURA DE SOUZA - UFRN, CLEONICE ANDREA ALVES CAVALCANTE - UFRN, AYSLA MONIQUE FERNANDES FERREIRA DOS SANTOS - UFRN, JÉSSICA SELENA FERREIRA MONTEIRO - UFRN, DANILO OLIVEIRA DA SILVA
Apresentação/Introdução Os Procedimentos Operacionais Padrão (POPs) representam de forma sistematizada a descrição sequencial de cada etapa de um procedimento, a fim de atingir o resultado esperado. Considerando a importância de estabelecer critérios regulamentadores na organização e funcionamento da sala de imunização, objetiva-se construir e validar um protocolo de normatização para o funcionamento desse serviço.
Objetivos Construir e validar o conteúdo de 21 procedimentos operacionais padrão para promoção do cuidado seguro em vacinação, a fim de ofertar apoio à estruturação de uma sala de vacina a ser implantada no Hospital Regional de um município do Rio Grande do Norte.
Metodologia Trata-se de um estudo metodológico quantitativo de tratamento e análise de dados focado no desenvolvimento e validação de conteúdo e aperfeiçoamento de vinte e um POPs para a organização do serviço da sala de vacinas de um Hospital Regional. O projeto foi realizado em quatro etapas: a primeira, busca por referenciais teóricos para nortear e embasar cientificamente a construção dos instrumentos (POPs); a segunda, construção de vinte e um POPs a serem implantados em uma sala de vacina; a terceira, a elaboração de um instrumento para validação de conteúdo de acordo com o método da Psicometria de Pasquali (1998), adaptado; e a quarta, validação do instrumento construído, por juízes/especialistas.
Resultados Inicialmente foram recrutados 11 (onze) juízes, permanecendo 05 após a exclusão por perfil, os quais avaliaram todos os itens dos 21 POPs. Para a avaliação foi utilizado o Índice de Validade de conteúdo (IVC), calculado a partir da divisão do número de respostas dos itens “3” e “4” pelo número total de respostas, sendo considerados válidos um valor de IVC maior ou igual a 0,8. Analisando os dados, observou-se o nível de concordância entre 0,92 e 1, o que permitiu validar o instrumento quanto ao seu conteúdo. Além disso, as propostas de melhorias recomendadas pelos juízes durante o processo foram consideradas, ao que se refere a relevância das sugestões quanto à pertinência e objetivo dos protocolos.
Conclusões/Considerações A melhoria do cuidado proporcionado pela implantação dos POPs, por meio de tecnologias acessíveis em salas de vacina, refletem na eficiência do SUS e na efetividade das vacinas e segurança do paciente. Assim, a execução e reflexão no processo de construção e validação dos POPs possibilitaram o compartilhamento de saberes, desconstrução e reconstrução de conceitos sobre vacinação e segurança em saúde, atingindo com êxito o objetivo proposto.
|