Sessão Assíncrona


SA9.2 - AVALIAÇÃO E INCORPORAÇÃO DE TECNOLOGIAS EM SAÚDE (TODOS OS DIAS)

39747 - ANÁLISE DO CONTEXTO EM UM ESTUDO DE AVALIABILIDADE: O MAPEAMENTO DAS REDES SOCIOTÉCNICAS DOS ESCRITÓRIOS DE PROJETOS DA FIOCRUZ
SANTUZZA ARREGUY SILVA VITORINO - LASER/ENSP/FIOCRUZ, MARIA APARECIDA DOS SANTOS - LASER/ENSP/FIOCRUZ, MARIA LUIZA SILVA CUNHA - LASER/ENSP/FIOCRUZ, ANAÍS LOPES - LASER/ENSP/FIOCRUZ, JULIANA FERNANDES KABAD - LASER/ENSP/FIOCRUZ, MARLY MARQUES DA CRUZ - LASER/ENSP/FIOCRUZ


Apresentação/Introdução
No Estudo de Avaliabilidade da Rede de Escritórios de Projetos da Fiocruz, utilizou-se a Teoria do Ator-Rede (Latour, 2012) como referencial para ampliar o conhecimento e a compreensão sobre o contexto de funcionamento, além de facilitar a identificação dos potenciais interessados nas intervenções objeto do estudo – os escritórios de projetos (EPs) de 13 unidades técnico-científicas da Fiocruz.

Objetivos
Mapear a rede sociotécnica de cada um dos treze EPs, identificando os actantes envolvidos e descrevendo suas interagências, interesses, controvérsias e mediações.

Metodologia
A Rede Sociotécnica (RST) de cada EP foi co-construída com trabalhadores e coordenadores da gestão de projetos em saúde de cada EP, e pesquisadoras no período de nov-21 a mai-22. Foram realizadas quatro oficinas virtuais de trabalho, com duração de 2 horas cada. Na 1a oficina, foram apresentados os conceitos da TAR e realizada atividade para mapear os actantes da micro rede, conteúdo discutido na 2a Oficina, quando uma atividade para mapear os actantes da macro-rede foi realizada e discutida na 3a oficina. Na 4a oficina, macro e micro redes foram mescladas em uma única RST e discutiu-se sobre os interesses e controvérsias do EP em seu contexto de atuação.

Resultados
A análise de contexto a partir do referencial teórico metodológico da RST possibilitou o aprofundamento do conhecimento dos EPs e da Rede de EPs como um conjunto sistematizado de ações, que envolve actantes humanos e não humanos, suas conexões e relações, interesses, controvérsias e mediações. Foram construídas 13 RST, uma para EP da Rede, representando as particularidades do processo de trabalho em suas respectivas unidades técnico-científicas da Fiocruz. Esse processo resultou no reconhecimento de si, dos seus e dos outros, deixou mais claras as relações políticas, de poder e interesses, aumentando a visão estratégica para a gestão dos EPs.

Conclusões/Considerações
A experiência de uma pesquisa participativa criada e compartilhada com as equipes de cada escritório possibilitou inúmeras discussões, que contribuíram para o amadurecimento, tanto da equipe de pesquisa quanto das equipes dos EPs. As RST mapeadas ampliaram o conhecimento e a compreensão sobre o contexto de funcionamento dos EPs na Fiocruz, além de contribuir para a identificação de seus potenciais interessados.