SA9.2 - AVALIAÇÃO E INCORPORAÇÃO DE TECNOLOGIAS EM SAÚDE (TODOS OS DIAS)
|
39602 - MÍDIAS SOCIAIS ESTREITANDO O HIATO ENTRE USUÁRIOS DE DROGAS E SERVIÇOS DE SAÚDE: UM ESTUDO SOBRE AS BARREIRAS PARA TRATAMENTO DE DEPENDÊNCIA DE OPIOIDES NOS EUA ALEXANDRA RIBEIRO MENDES DE ALMEIDA - FIOCRUZ, UCSD, SDSU, MIKE CONWAY - UNIVERSITY OF MELBOURNE, ANNICK BÓRQUEZ - UCSD
Apresentação/Introdução O tratamento medicamentoso para pessoas com dependência de opioides (PDO) reduz o risco de overdose fatal, HIV e HCV; e melhora a qualidade de vida. Infelizmente, menos de 20% das PDO nos EUA receberam tratamento baseado em evidências no ano passado, apesar da crescente crise de overdose. Além disso, a retenção no tratamento é baixa: 24%-42% PDO permanecem em tratamento por pelo menos 12 meses.
Objetivos Nosso objetivo é analisar o potencial das mídias sociais como sistema de vigilância adicional aos meios tradicionais, e desvendar as principais barreiras para acesso e retenção em tratamentos medicamentosos para dependência de opioides nos EUA.
Metodologia As mídias sociais são importantes fontes de suporte comunitário e de compartilhamento de experiências entre pessoas com problemas semelhantes. Neste estudo, usamos o Reddit, uma plataforma de mídia social organizada em fóruns de discussão temática, para desvendar as principais barreiras/facilitadores ao acesso e retenção de PDO a tratamentos medicamentosos nos EUA. Extraímos e analisamos 12.038 postagens de 5.771 Redditors entre Jan/2014-Mar/2022 na comunidade "Methadone" usando Alocação Latente de Dirichlet, uma técnica de aprendizado de máquina não supervisionada que estima tópicos latentes a partir de corpos textuais. Em seguida, aplicamos a análise temática aos tópicos estimados.
Resultados As principais barreiras discutidas foram: problemas financeiros envolvendo cobertura pelo seguro de saúde, questões logísticas como encontrar clínicas de metadona e transporte para elas, preocupações relacionadas à aplicação da lei em caso de assédio policial e de liberdade condicional enquanto em tratamento, estigma relacionado aos cuidados de saúde (especialmente de enfermeiros), falta de tratamentos personalizados por idade e gravidade da dependência; e desafios clínicos marcados por efeitos colaterais do tratamento e otimização da dose. Em termos de facilitadores, descobrimos que uma primeira experiência clínica positiva e a obtenção de doses para levar para casa facilitaram a retenção.
Conclusões/Considerações O Reddit é uma mídia social valiosa para entender melhor as barreiras de acesso/retenção ao tratamento por PDO e pode ser uma interface eficaz para fornecer intervenções visando incentivar o acesso e retenção ao tratamento. No entanto, o desenvolvimento de intervenções baseadas em mídias sociais precisa respeitar a privacidade e autonomia dos membros e ser adaptado para preservar a confiança nessas plataformas.
|