Sessão Assíncrona


SA9.2 - AVALIAÇÃO E INCORPORAÇÃO DE TECNOLOGIAS EM SAÚDE (TODOS OS DIAS)

38712 - APLICABILIDADE DE TESTE RÁPIDO SIMULTÂNEO PARA SÍFILIS E HIV EM SERVIÇOS DE SAÚDE DO MUNICÍPIO DE BELÉM, PARÁ, BRASIL
DANIELA CRISTINA SOARES VIEIRA DA SILVA - IEC, LUCIANO FRANCO FILHO - IEC, YAN RODRIGUES - IEC, CINTYA DE OLIVEIRA SOUZA - IEC, HERALD REIS - IEC, FELIPE BONFIM FREITAS - IEC, PAMELA GASPAR - MS, GISELI DAMACENA - FIOCRUZ, JOANA FAVACHO - IEC, MARIA LUIZA BAZZO - UFSC


Apresentação/Introdução
A Organização Mundial da Saúde qualificou o teste SD Bioline HIV/Sífilis Duo com 100% de sensibilidade e 99,5% de especificidade para o HIV, e 99,5% de especificidade e 87% de sensibilidade para sífilis. O teste facilitaria a triagem diagnóstica, diminuiria erros de execução e custos logísticos. Entretanto, evidências científicas são necessárias para a incorporação de tecnologias de saúde no SUS.

Objetivos
Avaliar a aplicabilidade de teste rápido para o diagnóstico simultâneo da sífilis e HIV em cenário de vida real de grupos populacionais mais vulneráveis as infecções com base nos critérios de acurácia, aceitabilidade e usabilidade.

Metodologia
De abril a junho de 2021, foram captadas 397 gestantes, 78 Mulheres Trabalhadoras do Sexo (MTS) e 56 Homens que fazem Sexo com Homens (HSH) em Belém, Pará. Os participantes responderam ao questionário sociodemográfico e de aceitabilidade do teste rápido. Após esta etapa, coletaram amostras de sangue para a realização do teste rápido no local da coleta, e dos testes padrão ouro no Instituto Evandro Chagas. Participaram da avaliação de usabilidade 138 profissionais de saúde. Eles leram as instruções do kit da fabricante Alere SD Bioline HIV/Sífilis Duo, executaram o teste em pares e responderam ao questionário de usabilidade e estratégias de aperfeiçoamento do Ministério da saúde.

Resultados
O teste SD Bioline HIV/Sífilis Duo apresentou, 100% de sensibilidade e especificidade para o HIV, e 100% de especificidade e 95,06% de sensibilidade para a sífilis. A testagem rápida com teste individual é aceita por 71% das gestantes, 63% das MTS e 55% dos HSH em detrimento a testagem laboratorial. Nesses grupos, 88% aceitariam a substituição pelo teste simultâneo. A maioria dos profissionais de saúde (90%) considerou o teste de fácil manuseio. Majoritariamente, esses profissionais eram treinados por colegas veteranos e desconheciam a plataforma TELELAB de treinamento a distância e não participavam do Programa de Avaliação da Qualidade de Testes Rápidos, ofertados pelo MS.

Conclusões/Considerações
A acurácia do teste SD Bioline HIV/Sífilis Duo em cenário de vida real atende aos parâmetros recomendados pela OMS. Os participantes manifestaram elevada aceitabilidade e usabilidade do dispositivo. Recomenda-se, se incorporada esta tecnologia no SUS, ocorra investimentos para desenhos dos serviços a partir da jornada dos pacientes, profissionais e gestores assim como capacitações sobre as estratégias da testagem rápida vigentes.