SA9.2 - AVALIAÇÃO E INCORPORAÇÃO DE TECNOLOGIAS EM SAÚDE (TODOS OS DIAS)
|
38589 - ANÁLISE DE CUSTOS E PREVALÊNCIA DE TRANSPLANTES DE CÉLULAS-TRONCO HEMATOPOIÉTICAS NO NORDESTE BRASILEIRO LUCÉLIA RODRIGUES AFONSO - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ, STEFANE VIEIRA NOBRE - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ, VICTOR HUGO SANTOS DE CASTRO - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ, JANIEL FERREIRA FELÍCIO - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ, MARIA JANAÍNA ALVES DE AZEVEDO - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ, MARCELO GURGEL CARLOS DA SILVA - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
Apresentação/Introdução As neoplasias hematológicas (NHs) estão entre os tipos cânceres originados a partir de células hematopoiéticas. Dentre as opções terapêuticas para o seu tratamento, destaca-se o Transplante de Células-Tronco Hematopoiéticas (TCTH), para a substituição de células deficitárias por células saudáveis. Evidencia-se que o tipo de NHs e de transplante podem estar associados ao aumento de custos do TCTH.
Objetivos Analisar os custos do TCTH (considerando os tipos de NHs e de transplante) em um centro de referência, localizado em Fortaleza-Ceará, assim como identificar a prevalência do tipo de transplante.
Metodologia Trata-se de um estudo analítico, desenvolvido através de busca em 71 prontuários de pacientes que foram submetidos ao TCTH em 2018 e acompanhados no ano de 2019. Os custos analisados foram provenientes das Autorização de Internação Hospitalar (AIH). Todos os custos dos procedimentos foram somados incluindo o valor do transplante, custos do período da internação até a alta hospitalar. Para as análises foi utilizado o teste de Mann-Whitney para o tipo de transplante e o teste de Krusakl-Wallis para comparação dos tipos de NHs e a estatística descritiva por distribuição de frequência para a prevalência do tipo de transplante. O nível de significância adotado foi de 5%.
Resultados Verificou-se que quanto ao tipo de transplante (categorizados em: autólogos, aqueles em que as células-tronco utilizadas são do próprio paciente; e alogênicos, aqueles em que as células-tronco são de um doador, que pode ser da família ou não), a maior prevalência foi em autólogos (60,5%). Quanto às NHs (categorizadas em: leucemias; linfomas; mielomas múltiplos; e outras), observou-se que o grupo de pacientes diagnosticados com leucemia teve maiores custos em relação aos grupos que tiveram linfomas e mielomas múltiplos (p<0,05). No que tange ao tipo de transplante foi identificado que o autólogo apresentou menores custos (p<0,05).
Conclusões/Considerações As informações aqui discutidas contribuem com o entendimento sobre o impacto orçamentário do procedimento de TCTH em uma instituição pública de saúde. O estudo fornece ainda dados aos gestores, a fim de aprimorar os processos e colaborar com a implementação de um centro de custos na instituição, objetivando reduzir gastos.
|